Equipe do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE) se reúne para discutir as Atitudes como um processo de construção da identidade profissional do futuro médico

5 votos

reuniaoOs facilitadores do primeiro ao quinto termos do PAPP se reuniram no dia 26 06 2017 para uma Roda de Conversa relacionada à importância da formação e da avaliação de atitudes no cuidado com o estudante do Curso Médico como futuro profissional. As atitudes foram consideradas pelo grupo como constructos hipotéticos, importantes para a compreensão do comportamento humano. Elas predizem reações diante de objetos e situações. Os facilitadores refletiram sobre a sua importância, influenciando ações acadêmicas na graduação médica em relação às atitudes dos estudantes e como poderiam contribuir para aperfeiçoar a formação dos futuros profissionais.

Os Princípios do HumanizaSUS foram ventilados na Roda de Conversa, para posterior aplicação nas atividades e nos planos de ação a serem criados pelos estudantes do Curso Médico, nas ESFs dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, orientados pelos facilitadores da Faculdade de Medicina da UNOESTE.
No momento final da avaliação da atividade de Educação Permanente, os docentes entenderam que a formação em Medicina se dá por meio da triangulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, concretizada nos espaços de ensino, pesquisa e extensão da FAMEPP/UNOESTE.
O grupo concluiu que o conhecimento das dificuldades expressas pelos estudantes nos Núcleos de Apoio aos Acadêmicos em relação à interação com a comunidade, na graduação, contribui para oferecer um modelo de profissional capaz de integrar habilidades técnicas e interpessoais, necessárias à identificação das Necessidades de Saúde dos usuários do SUS.
As atitudes puderam ser entendidas como uma dimensão afetiva e subjetiva do aprendizado no Curso Médico, com função auto reguladora do sistema e como alicerces básicos do ensino e da formação profissional.

Referências:

Mudança de Atitudes dos Estudantes durante o Curso de Medicina: um Estudo de Coorte. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n2/09.pdf, consulta em 28 06 2017 às 16h 05min.