GRUPO DE ANTI TABAGISMO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PRESIDENTE PRUDENTE-SP (EXPERIÊNCIA EXITOSA DE HUMANIZAÇÃO)

8 votos

O Tabagismo é  caracterizado por uma dependêcia quimica e psicológica do tabaco, em especial a nicotina. Dai o termo niconismo cujo o tratamento químico é baseado.  O tabaco é responsálvel por 6% das dispesas da saúde mundial (INCA).

A nicotina é considerada uma droga psicoativa que causa dependência segundo a Organização Mundial da Saúde e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) .

Destaco para reflexão o tabagismo passivo que a inalação da fumaça ( cigarro, narguiles, cigarrilhas, charutos eoutros produtores de fumaça), por não fumantes em ambientes fechados ou em lugar comum de convivência.

Antes o tratamento para tabagismo era feito em grupos referenciados para outros serviços do Município de Presidente Prudente-SP, sendo pontuada como uma fragilidade pelos usuários.

Com apoio entre Secretaria Municipal de Saúde e Unesp houve um Curso para capacitações dos profissionais de saúde, que abordou todos os aspectos do tratamento e medidas comportamentais necessarios para experiencias dos grupos.

Neste 1º grupo de Anti tabagismo na nossa unidade participam Emfermeia (Neia), Farmacêutica (Juliana) e Médico. Cada um com atribuições específicas e coordenadas para adesao e sucesso dos usuarios.

Contamos com a sensibilização dos usuários através dos nossos agendentes de saúde e convite feitos nos grupos de trabalho da unidade e comunidade.

Está sendo uma experiência exitosa na nossa equipe.