SUS em debate na UFSCAR

15 votos

Na última quarta feira, dia 21 de junho, estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCAR debateram o SUS a partir do relato da experiência de gestores, trabalhadores e usuários que narraram os limites e potencialidades do seu encontro com o Sistema Único de Saúde.

Aline Moura, terapeuta ocupacional do NASF de São Carlos; Gisele Giovanetti, articuladora da Saúde Mental de São Carlos e Raphael Travia, ciberativista e usuário do Caps de Joinville foram os convidados que dispararam o debate na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por Sabrina Ferigato com apoio de Rodrigo Alves.

Cada um com sua singularidade, narrou como atravessam essa experiência em encontros cotidianos, com necessidades e expectativas distintas.

Poesias, trajetórias, imagens, conceitos e muitas histórias vividas no SUS marcaram presença na universidade neste dia…

Em comum, todos deixaram seu recado para os estudantes que participaram ativamente da discussão: coordenar, trabalhar ou se cuidar/formar no SUS é um desafio com muitas dificuldades e muitas potências. Terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde em formação podem fazer toda a diferença em relação ao SUS que temos é que teremos.

O SUS é nosso e merece ser reafirmado como um direito e um dever de todos nós!