Diálogos interdisciplinares/interprofissionais, saberes populares e saberes científicos

Primary tabs


6votos

Diálogos interdisciplinares/interprofissionais, saberes populares e saberes científicos

Sérgio Aragaki is offline

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social
Inscreva seu trabalho no GT:
A Psicologia Social na Saúde: práxis, interfaces e perspectivas para a democracia

Coordenadorxs: Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva Batista, Raphaella Pizani Castor Pinheiro, Sérgio Seiji Aragaki

Acesse a página do evento. Muitos outros GTs e outras programações ocorrerão.

http://www.abrapso.org.br

Fragmento do resumo da proposta do GT:

 

Colaborando com a abertura do diálogo e com a circulação de saberes e poderes, de maneira a produzir práticas democráticas na saúde, este GT acolherá todas as pessoas interessadas em dialogar a respeito da temática da saúde em seus mais variados âmbitos, interfaces e temáticas (raça/etnia, gênero, sexualidades, urbanidades e ruralidades, saúde mental, saúde do trabalhador etc.). Tendo como base o compartilhamento dos diálogos e o acolhimento a respeito de suas práxis, alinhados a posturas críticas e propositivas, teóricas e/ou vivenciais, buscar-se-á, neste GT, portanto, acolher trabalhos produzidos a partir de experiências profissionais e/ou em atividades de formação, pesquisa e extensão das/dos diversos profissionais que atuam na área da saúde e/ou na interlocução com outras áreas do saber. É claro, portanto, que estarão presentes pessoas de diferentes áreas do saber e do viver, sejam profissionais, estudantes, docentes, pesquisadoras/es ou usuárias/os da saúde. Afinal, todas/os somos usuárias/os do SUS (seja porque nos beneficiamos dos serviços prestados nas unidades básicas ou especializadas, porque adoecemos menos e obtemos mais saúde devido às ações das vigilâncias -epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde da/o trabalhador/a) e/ou porque o SUS regula e fiscaliza os planos privados de saúde etc. Importante também será a presença de representantes de movimentos sociais ou de grupos socialmente excluídos que poderão compartilhar suas reflexões, experiências, inquietações e proposições, reconhecendo-se a importância de seus saberes e fazeres na produção de suas vidas e do conhecimento científico.

Em síntese, este GT propõe-se a agregar contribuições para o diálogo e para a colaboração na constituição e no fortalecimento de redes e metodologias críticas e propositivas, nos diversos campos do conhecimento que dialogam com a Psicologia Social, e que têm dado base para o questionamento e superação das desigualdades em saúde. O trabalho interdisciplinar/interprofissional e a intersetorialidade, os saberes científicos e populares serão, portanto, as bases dos trabalhos que comporão o GT e que fortalecerão estratégias de resistência para o enfrentamento da estigmatização e exclusão de pessoas e grupos sociais, da desvalorização e adoecimento de trabalhadoras e de trabalhadores, e da precarização e da privatização da saúde brasileira. E sendo assim, o momento oportunizado pelo GT, será de vital importância para a Psicologia Social reafirmar princípios e valores pautados nos princípios do SUS, bem como seu compromisso com democracia e com a vida.

 

 

 2 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Sem dúvida, uma ótima oportunidade para ampliar o debate sobre questões importantes, e de compartilhar as boas práticas de saúde produzidas nesse contexto!

Valeu pelo compartilhamento Sérgio!

Abraços!

Emília

patrinutri is offline

IMportante evento mesmo Sergio obrigada por compartilhar.

São estes espaços de resistência que nos fazem mais fortes e nos ajudam a seguir na luta em favor do SUS e da saúde inclusiva, de qualidade com garantia dos direitos constitucionais.

Bjs Pat

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Fortaleza receberá evento sobre doenças reumáticas em pessoas jovens

Jovens cearenses que convivem com doenças reumáticas poderão se encontrar em evento exclusivo no próximo dia 19 em Fortaleza

Últimos posts comentados


Raquel Torres Gurgel is offline
3votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.