Puericultura: ESF de portas abertas para garantia do acesso integral e qualificado aos pequenos usuários

Primary tabs


6votos

Puericultura: ESF de portas abertas para garantia do acesso integral e qualificado aos pequenos usuários

Debora Yumi Babata is offline

Visando a atenção à saúde da criança, foi realizado na cidade de Álvares Machado na Estratégia de Saúde da Família Nossa Senhora da Penha (ESF Geraldo Paulo dos Santos) em parceria com o curso de Medicina da Unoeste, um evento destinado exclusivamente aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde.

Além do atendimento médico e da avaliação da saúde bucal, foi realizada uma apresentação teatral pelos estudantes do segundo termo do curso de Medicina, com a utilização de fantoches, com foco na higiene pessoal. Os estudantes criaram um projeto de ação a partir da realidade vivenciada no território da ESF, ressaltando a importância de hábitos saudáveis cotidianos como: tomar banho, assepsia das mãos e higiene bucal, a partir da utilização da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem denominada Problematização.

Com o intuito de envolver ainda mais as crianças foi idealizada na unidade uma brinquedoteca, para ser utilizada pelas crianças que aguardam por consultas da equipe interdisciplinar.

O Plano de Ação contou com a participação de 17 crianças e foi avaliado positivamente pela Equipe da ESF, pelas mães e pelos pequenos clientes que fizeram a maior festa na ESF. 

Como facilitadora da UNOESTE fiquei muito satisfeita com a ação desenvolvida pelos aprendizes.


Referências
http://revista.fmrp.usp.br/2015/vol48n3/simp5_A-Metodologia-da-Problematizacao.pdf

 2 COMENTÁRIOS

Lilian de Carlos Caldeira de Oliveira is offline

Foi uma experiência fantástica! Com boa adesão e o resgate destas crianças na ESF, com este evento conseguimos organizar o processo de trabalho da unidade, priorizando crianças de 0 a 5 anos. Como enfermeira da unidade, integrante da equipe multidisciplinar acredito que a parceira com a UNOESTE vem para acrescentar aprendizado e qualidade aos serviços prestados a população, com o desenvolvimento de metodologias ativas.

Alex Wander Nenartavis is offline

Parabéns Profa Débora ! Excelente iniciativa na parceria Academia-Serviço, Faculdade de Medicina da UNOESTE e Secretaria Municipal de Saúde de Álvares Machado, SP. Esse plano de ação desenvolvido a partir da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem denominada Problematização traz bons frutos para a Atenção Integral à Saúde da Criança no Município. Ficamos muito felizes com esses resultados !

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Seminário Artrites GARCE-CE - Conhecendo tecnologias de tratamento

O GARCE - CE convida a todos os pacientes para o evento "Seminário Artrites - Conhecendo tecnologias de tratamento" que será realizado dia 29/07/2017, das 13:30 às 17:00h, no Hotel Mareiro, localizado na Av. Beira Mar, nº 2380, Meireles - Fortaleza - CE.

Últimos posts comentados


Sabrina Ferigato is offline
6votos

SUS na em debate na UFSCAR

Na última quarta feira, dia 21 de junho, estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCAR debateram o SUS a partir do relato da experiência de gestores, trabalhadores e usuários que narraram os limites e potencialidades do seu encontro com o Sistema Único de Saúde.

Aline Moura, terapeuta ocupacional do NASF de São Carlos; Gisele Giovanetti, articuladora da Saúde Mental de São Carlos e Raphael Travia, ciberativista e usuário do Caps de Joinville foram os convidados que dispararam o debate na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por Sabrina Ferigato com apoio de Rodrigo Alves.