Puericultura: ESF de portas abertas para garantia do acesso integral e qualificado aos pequenos usuários

Primary tabs


6votos

Puericultura: ESF de portas abertas para garantia do acesso integral e qualificado aos pequenos usuários

Debora Yumi Babata is offline

Visando a atenção à saúde da criança, foi realizado na cidade de Álvares Machado na Estratégia de Saúde da Família Nossa Senhora da Penha (ESF Geraldo Paulo dos Santos) em parceria com o curso de Medicina da Unoeste, um evento destinado exclusivamente aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde.

Além do atendimento médico e da avaliação da saúde bucal, foi realizada uma apresentação teatral pelos estudantes do segundo termo do curso de Medicina, com a utilização de fantoches, com foco na higiene pessoal. Os estudantes criaram um projeto de ação a partir da realidade vivenciada no território da ESF, ressaltando a importância de hábitos saudáveis cotidianos como: tomar banho, assepsia das mãos e higiene bucal, a partir da utilização da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem denominada Problematização.

Com o intuito de envolver ainda mais as crianças foi idealizada na unidade uma brinquedoteca, para ser utilizada pelas crianças que aguardam por consultas da equipe interdisciplinar.

O Plano de Ação contou com a participação de 17 crianças e foi avaliado positivamente pela Equipe da ESF, pelas mães e pelos pequenos clientes que fizeram a maior festa na ESF. 

Como facilitadora da UNOESTE fiquei muito satisfeita com a ação desenvolvida pelos aprendizes.


Referências
http://revista.fmrp.usp.br/2015/vol48n3/simp5_A-Metodologia-da-Problematizacao.pdf

 2 COMENTÁRIOS

Lilian de Carlos Caldeira de Oliveira is offline

Foi uma experiência fantástica! Com boa adesão e o resgate destas crianças na ESF, com este evento conseguimos organizar o processo de trabalho da unidade, priorizando crianças de 0 a 5 anos. Como enfermeira da unidade, integrante da equipe multidisciplinar acredito que a parceira com a UNOESTE vem para acrescentar aprendizado e qualidade aos serviços prestados a população, com o desenvolvimento de metodologias ativas.

Alex Wander Nenartavis is offline

Parabéns Profa Débora ! Excelente iniciativa na parceria Academia-Serviço, Faculdade de Medicina da UNOESTE e Secretaria Municipal de Saúde de Álvares Machado, SP. Esse plano de ação desenvolvido a partir da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem denominada Problematização traz bons frutos para a Atenção Integral à Saúde da Criança no Município. Ficamos muito felizes com esses resultados !

Últimos posts promovidos


Raquel Torres Gurgel is offline
7votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.

Últimos posts comentados


Comitê Médio Vale is offline
4votos

Inicia se a série de oficinas Microrregionais de Humanização do Médio Vale do Itajaí!

 

A primeira acontecrá em Brusque SC no dia 24 08 2017.

A proposta foi construida pelo Comitê Regional de Humanziação do Médio Vale do Itajaí em parceria com o CIES (Comissão Integração Ensino e Serviço do Médio Vale do Itajaí) e com apoio da CIR (Comissão Intergestores Regionais do Médio Vale do Itajaí).