Princípios HumanizaSUS são utilizados na construção de planos de ação na parceria UNOESTE/ SMS de Álvares Machado-SP.

Primary tabs


7votos

Princípios HumanizaSUS são utilizados na construção de planos de ação na parceria UNOESTE/ SMS de Álvares Machado-SP.

Amélia Alves do Nascimento Coutinho is offline

A UNOESTE utiliza metodologias ativas de ensino aprendizagem com estudantes do curso médico desde o primeiro termo. Os aprendizes são inseridos nas unidades de Estratégia de saúde da família (ESF) dos municípios de presidente Prudente e Alvares Machado fazendo parte dasa equipes interdisciplinares que agem nos territórios adscritos. Os docentes orientam a produção de planos de ação paraserem aplicados nas comunidades das áreas de abrangência, de acordo com as necessidades de saúde apontadas para os usuários da rede SUS. A epidemiologia é valorizada na produção dos planos, produzidos a partir da utilização da problematização. A ESF Nossa Senhora da Paz, em AAlvares Machado-SP, recebe estudantes do primeiro ao quinto termo e realiza atividades de promoção à saúde, criando ambientes saudáveis na comunidade. Os grupos abrangem as políticas públicas preconizadas pelo Ministério da saúde de acordo com as faixas etárias de desenvolvimento humano.

Os princípios do humanizaSUS são aplicados na construção dos planos de ação. A docente médica , que também é gestora da ESF, participa mostrando a inseparabilidade entre atenção e gestão. Os grupos de promoção à saúde existentes na ESF são estimulados a opinarem sobre a qualidade de saúde que querem para o seu município, de acordo com a lei 8.142/90. Os estudantes entendem que essa ação faz parte da transversalidade e da transgrupalidade. Visitas Domiciliares (VDs) são realizadas com a presença do médico da ESF e dos estudantes, nas VDs o docente chama atenção para o protagonismo e autonomia do usuário do SUS. A comunidade, os estudantes e os trabalhadores da saúde avaliam como positivos os planos de ação desenvolvidos por meio da parceria UNOESTE/SMS de Alvares Machado-SP.

 2 COMENTÁRIOS

Alex Wander Nenartavis is offline

Parabéns pela iniciativa Profa Amélia. A Problematização produzindo planos de ação nas Estratégias Saúde da Família na parceria Academia-Serviço (FAMEPP/UNOESTE e Secretaria Municipal de Saúde de Álvares Machado), utilizando os Princípios do HumanizaSUS. 

Emilia Alves de Sousa is offline

Muito legal a inclusão da comunidade no plano de ação. Ninguém melhor do que próprio usuário para falar dos seus problemas e priorizar as suas necessidades. Quando maior o nível de participação, maior o empoderamento da população.

Está de parabéns o coletivo acadêmico do curso de Medicina da Unoeste por essa metodologia inclusiva de ensino, fortalecendo a participação e o protagonismo das pessoas!

AbraSUS!

Emília

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Seminário Artrites GARCE-CE - Conhecendo tecnologias de tratamento

O GARCE - CE convida a todos os pacientes para o evento "Seminário Artrites - Conhecendo tecnologias de tratamento" que será realizado dia 29/07/2017, das 13:30 às 17:00h, no Hotel Mareiro, localizado na Av. Beira Mar, nº 2380, Meireles - Fortaleza - CE.

Últimos posts comentados


Sabrina Ferigato is offline
6votos

SUS na em debate na UFSCAR

Na última quarta feira, dia 21 de junho, estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCAR debateram o SUS a partir do relato da experiência de gestores, trabalhadores e usuários que narraram os limites e potencialidades do seu encontro com o Sistema Único de Saúde.

Aline Moura, terapeuta ocupacional do NASF de São Carlos; Gisele Giovanetti, articuladora da Saúde Mental de São Carlos e Raphael Travia, ciberativista e usuário do Caps de Joinville foram os convidados que dispararam o debate na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por Sabrina Ferigato com apoio de Rodrigo Alves.