uma flecha que atravessa o tempo

Primary tabs


7votos

uma flecha que atravessa o tempo

Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline

A antipsiquiatria foi um movimento iniciado por psiquiatras ingleses nos anos sessenta e se renova hoje ao se aproximar de concepções atuais.

Muitos dos sujeitos com os quais nos deparamos hoje na clínica psi trazem para a cena princípios caros às formulações antipsiquiátricas, como ousar se perguntar sobre suas vivências, buscando caminhos próprios. Trata-se de pessoas que, mesmo diante da crise, não se submetem às verdades que a psiquiatria e a sociedade insistem em universalizar. Insistem, obstinadamente, em jamais reconhecer sua experiência como doença.

O movimento antipsiquiátrico nasce como uma resistência ao monólogo da razão sobre a loucura. Quer se aproximar da própria experiência sobre a loucura, acolhendo-a e interrogando-a em sua lógica.

 

 

 

 

 

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Raquel Torres Gurgel is offline
7votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.

Últimos posts comentados


Comitê Médio Vale is offline
4votos

Inicia se a série de oficinas Microrregionais de Humanização do Médio Vale do Itajaí!

 

A primeira acontecrá em Brusque SC no dia 24 08 2017.

A proposta foi construida pelo Comitê Regional de Humanziação do Médio Vale do Itajaí em parceria com o CIES (Comissão Integração Ensino e Serviço do Médio Vale do Itajaí) e com apoio da CIR (Comissão Intergestores Regionais do Médio Vale do Itajaí).