A integração ensino-serviço estimulando o aprender a partir da prática.

Primary tabs


11votos

A integração ensino-serviço estimulando o aprender a partir da prática.

Vanessa Fassina is offline

A inserção do acadêmico de medicina no serviço público de saúde desde os anos iniciais da graduação faz parte do processo de ensino-aprendizagem preconizado pelas novas DCN de 2104. Este contato precoce estimula o aprender através dos problemas reais detectados na população assistida, além de favorecer a integração do acadêmico na rotina de trabalho.

A integração ensino-serviço favorece a troca de conhecimentos, agregando valor às atividades desenvolvidas no serviço de saúde. A atividade desenvolvida pelos acadêmicos do terceiro termo do curso de medicina da UNOESTE na ESF Jardim Regina, no município de Presidente Prudente/SP, foi elaborada a partir da detecção do número aumentado de pacientes do grupo HIPERDIA com alteração da função renal.

Os acadêmicos realizaram uma atividade de educação em saúde com os pacientes, explicando através de uma linguagem acessível, o funcionamento dos rins e os principais fatores que afetam o seu funcionamento, além de medidas para a preservação da função renal adequada.

A responsabilização pelos cuidados de saúde da população quando estimulada precocemente favorece uma formação mais humanizada, permitindo que o acadêmico vivencie as mudanças no comportamento dos pacientes por ele estimulado.

 4 COMENTÁRIOS

Bruno Wesley Rodrigues is offline

Parabéns Dra pelo excelente trabalho desenvolvido em parceria com a Unoeste.
Vanessa Fassina is offline

Obrigada Wesley!

Alex Wander Nenartavis is offline

Parabéns Profa Vanessa Fassina !  Aplicando os princípios da Educação para Adultos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério de Educação e Cultura. Atenção à Saúde (Individual e Coletiva), Processos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde. 

Emilia Alves de Sousa is offline

Tão importante quanto a teoria é a prática! E o contato com a realidade, além de enriquecer os conhecimentos, fortalece as relações!

Compartilhe conosco os desafios encontrados nessas atividades desenvolvidas, ok?

AbraSUS!

Emília

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Seminário Artrites GARCE-CE - Conhecendo tecnologias de tratamento

O GARCE - CE convida a todos os pacientes para o evento "Seminário Artrites - Conhecendo tecnologias de tratamento" que será realizado dia 29/07/2017, das 13:30 às 17:00h, no Hotel Mareiro, localizado na Av. Beira Mar, nº 2380, Meireles - Fortaleza - CE.

Últimos posts comentados


Sabrina Ferigato is offline
6votos

SUS na em debate na UFSCAR

Na última quarta feira, dia 21 de junho, estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCAR debateram o SUS a partir do relato da experiência de gestores, trabalhadores e usuários que narraram os limites e potencialidades do seu encontro com o Sistema Único de Saúde.

Aline Moura, terapeuta ocupacional do NASF de São Carlos; Gisele Giovanetti, articuladora da Saúde Mental de São Carlos e Raphael Travia, ciberativista e usuário do Caps de Joinville foram os convidados que dispararam o debate na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por Sabrina Ferigato com apoio de Rodrigo Alves.