Núcleo de Educação Permanente da UNOESTE organiza capacitação relacionada ao Planejamento Familiar e à implantação do Dispositivo Intra Uterino (DIU) para pacientes do Sistema Único de Saúde, atendidas em ESFs no interior Paulista.

5 votos

IMG-20161006-WA0002O Núcleo de Educação Permanente da UNOESTE, coordenado pelo Prof Dr Alex Wander Nenartavis e pela Profa Neide Castilho, organizou nos dias 27 de Setembro e 04 de Outubro de 2016, no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), localizado no Campus 1 da Universidade do Oeste Paulista, uma “Roda de Conversa” relacionada ao Planejamento Familiar. A ação capacitou os Professores Colaboradores Médicos, atuantes nas ESFs dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado para implantação do Dispositivo Intra Uterino (DIU), nas pacientes da Rede SUS. A Professora Doutora Regina Barreto, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNOESTE, facilitou a atividade que contou com uma explanação teórica, seguida de uma simulação da implantação do dispositivo, realizada em manequins do LHabSim. Após a capacitação teórico-prática, em ambiente protegido, os participantes realizaram uma avaliação, considerando satisfatória e positiva a ação planejada.
A Educação Permanente em Saúde pode ser entendida como uma prática de ensino-aprendizagem, além de ser uma política de educação na saúde. Ela compartilha alguns conceitos da Educação Popular em Saúde, tendo como foco a capacitação para o trabalho em Saúde.  A Educação Permanente traz os conhecimentos do cotidiano das instituições de saúde, partindo da realidade vivida pelos atores envolvidos, tendo os problemas enfrentados no dia-a-dia do trabalho e as experiências desses atores como base de interrogação e mudança.
A educação permanente em saúde se alicerça nos conceitos da Metodologia Ativa da Problematização, com inserção crítica na realidade, sem superioridade do educador em relação ao educando. A aprendizagem significativa, que valoriza experiências anteriores e vivências pessoais dos estudantes, também é aplicada nas Rodas de Conversa organizadas pelo Núcleo de Educação Permanente da UNOESTE. As atividades de capacitação docente trazem junto dos saberes técnicos e científicos, aspectos éticos da vida, do trabalho, do homem, da saúde, da educação e das relações.
Outros encontros estão sendo programados para os meses de Novembro e Dezembro de 2016, contemplando temas escolhidos pelos Professores-Colaboradores, partindo de suas dúvidas e colaborando, na parceria Academia-Serviço (UNOESTE-Secretarias Municipais de Saúde de Prudente e Machado) na criação de ambientes saudáveis para nossa região de Saúde.

Referências

Entre políticas (EPS – Educação Permanente em Saúde e PNH – Política Nacional de Humanização): por um modo de formar no/para o Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em:https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1414-32832016005017102&script=sci_abstract&tlng=pt, acesso em 05 10 2016, às 16 h 22 min.

Meyer D, Felix J, Vasconcelos M. Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde. Interface (Botucatu). 2013; 17(47):973-85.

Responsável pelo texto: Prof. Dr. Alex Wander Nenartavis