AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL: PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Primary tabs


6votos

AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL: PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Elenice Morini Duarte is offline

O projeto da avaliação da acuidade visual se destaca por sua importância no fortalecimento das ações desenvolvidas pelo SUS e por um instrumento de prevenção às doenças e de promoção à saúde, colaborando para a criação de ambientes saudáveis. A verificação da capacidade visual das crianças foi realizada usando a tabela de Snellen, sendo consideradas portadoras de acuidade visual deficiente aquelas com acuidade visual igual ou inferior a 0,7 em um ou ambos os olhos. O exame foi realizado na própria escola pelos estudantes de medicina do segundo ao quinto termo da graduação de Medicina da (UNOESTE) orientados e supervisionados pelos docentes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) nas escolas estaduais de Presidente Prudente com os alunos do 6º termo na própria escola em uma sala com boa iluminação natural. As crianças receberam orientação individual para a realização do exame. No 1º semestre de 2016 foram atendidas 12 escolas, totalizando 1.346 alunos. Encaminhados para consultas com o oftalmologista no banco de olhos da Santa casa: 236, Total de óculos fornecidos: 57, Total de Exames de Paquimetria: 05, Total de Exames de Topografia: 07, Total de Pacientes para Transplante de Córnea: 01(um). Total de alunos em acompanhamento: 05 (Cinco).

Destacamos o papel do estudante de medicina na assistência preventiva, uma vez que a contribuição que este pode oferecer é, de fato, da maior relevância, pois o diagnóstico precoce e o posterior encaminhamento implicariam na aprendizagem efetiva pela criança e, consequentemente, facilitaria sua adaptação à vida escolar e o seu desenvolvimento.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Raquel Torres Gurgel is offline
7votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.

Últimos posts comentados


Comitê Médio Vale is offline
4votos

Inicia se a série de oficinas Microrregionais de Humanização do Médio Vale do Itajaí!

 

A primeira acontecrá em Brusque SC no dia 24 08 2017.

A proposta foi construida pelo Comitê Regional de Humanziação do Médio Vale do Itajaí em parceria com o CIES (Comissão Integração Ensino e Serviço do Médio Vale do Itajaí) e com apoio da CIR (Comissão Intergestores Regionais do Médio Vale do Itajaí).