AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL: PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Primary tabs


6votos

AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL: PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Elenice Morini Duarte is offline

O projeto da avaliação da acuidade visual se destaca por sua importância no fortalecimento das ações desenvolvidas pelo SUS e por um instrumento de prevenção às doenças e de promoção à saúde, colaborando para a criação de ambientes saudáveis. A verificação da capacidade visual das crianças foi realizada usando a tabela de Snellen, sendo consideradas portadoras de acuidade visual deficiente aquelas com acuidade visual igual ou inferior a 0,7 em um ou ambos os olhos. O exame foi realizado na própria escola pelos estudantes de medicina do segundo ao quinto termo da graduação de Medicina da (UNOESTE) orientados e supervisionados pelos docentes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) nas escolas estaduais de Presidente Prudente com os alunos do 6º termo na própria escola em uma sala com boa iluminação natural. As crianças receberam orientação individual para a realização do exame. No 1º semestre de 2016 foram atendidas 12 escolas, totalizando 1.346 alunos. Encaminhados para consultas com o oftalmologista no banco de olhos da Santa casa: 236, Total de óculos fornecidos: 57, Total de Exames de Paquimetria: 05, Total de Exames de Topografia: 07, Total de Pacientes para Transplante de Córnea: 01(um). Total de alunos em acompanhamento: 05 (Cinco).

Destacamos o papel do estudante de medicina na assistência preventiva, uma vez que a contribuição que este pode oferecer é, de fato, da maior relevância, pois o diagnóstico precoce e o posterior encaminhamento implicariam na aprendizagem efetiva pela criança e, consequentemente, facilitaria sua adaptação à vida escolar e o seu desenvolvimento.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Seminário Artrites GARCE-CE - Conhecendo tecnologias de tratamento

O GARCE - CE convida a todos os pacientes para o evento "Seminário Artrites - Conhecendo tecnologias de tratamento" que será realizado dia 29/07/2017, das 13:30 às 17:00h, no Hotel Mareiro, localizado na Av. Beira Mar, nº 2380, Meireles - Fortaleza - CE.

Últimos posts comentados


Sabrina Ferigato is offline
6votos

SUS na em debate na UFSCAR

Na última quarta feira, dia 21 de junho, estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCAR debateram o SUS a partir do relato da experiência de gestores, trabalhadores e usuários que narraram os limites e potencialidades do seu encontro com o Sistema Único de Saúde.

Aline Moura, terapeuta ocupacional do NASF de São Carlos; Gisele Giovanetti, articuladora da Saúde Mental de São Carlos e Raphael Travia, ciberativista e usuário do Caps de Joinville foram os convidados que dispararam o debate na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por Sabrina Ferigato com apoio de Rodrigo Alves.