ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA - SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO PARA MULHERES EM IDADE FÉRTIL

Primary tabs


6votos

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA - SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO PARA MULHERES EM IDADE FÉRTIL

Edlayne Larissa Gretter Machado Pereira is offline

Estudantes do curso de Medicina de uma Universidade do interior Paulista vinculados ao Programa de Aproximação Progressiva a Prática (PAPP) desenvolveram ações de Educação em Saúde para gestantes, que incita o estudante a observar de modo crítico a realidade, possibilitando interagir com a temática estudada e se envolver com os aspectos que mais o intrigue. O PAPP tem como objetivo inserir o estudante nas praticas da atenção primária. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014 para o Curso de Medicina, atividades de educação em saúde podem contribuir para a formação generalista do futuro médico. Relatar a experiência do estudante de Medicina a partir da criação de uma roda de conversa com orientação a mulheres em idade fértil a respeito da importância do ácido fólico na gestação em uma ESF de um Município do Interior Paulista. As usuárias do SUS demonstraram satisfação em participar das atividades desenvolvidas na ESF, utilizada como cenário para o processo de ensino aprendizagem no território adscrito. Os esclarecimentos dos estudantes através da Roda de Conversa planejada associada com a introdução de uma cartilha educativa puderam colaborar para a conscientização na redução da possível ocorrência dos casos de malformações do Sistema Nervoso Central em fetos das gestantes e mulheres em idade fértil participantes da atividade sanando as dúvidas mais frequentes dessas usuárias. Ações educativas relacionadas à assistência primária para gestantes e mulheres em idade fértil foram aplicadas na sala de espera de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) pelos estudantes de Medicina, com a implementação de uma cartilha educativa sobre a importância da suplementação do ácido fólico, elaborada pelos próprios autores. Essa roda de conversa contribuiu para aumentar o vínculo de respeito e confiança entre estudantes e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria das mulheres referiu não compreender informações básicas relacionadas ao assunto. Então as dúvidas foram esclarecidas pelos estudantes, orientados pelos tutores presentes. Com base nas dúvidas mais frequentes, foi elaborada uma cartilha com conteúdos de fácil compreensão sobre conscientização da importância da suplementação com o ácido fólico. 

 1 COMENTÁRIOS

Dayane Ferreira de Melo is offline

Super interessante! Poderia se estender a diversas patologias. 

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Harete Vianna Moreno is offline
2votos

Cracolândia é a pedra-ponta do iceberg flutuando no mar-vida.

A Cracolândia não é um espaço geográfico, é uma concentração de pessoas em situação de rua, nem sempre viciadas em crack, pois muitas são alcoolistas. Excluídas de todos os espaços, reúnem-se, protegem-se e consomem-se em adoecimentos.