Modificando a realidade dos diabéticos no interior da Paraíba.

5 votos
Desde a Fundação do Gada no município de Cajazeiras, a realidade das pessoas com diabetes vem sendo modificadas, sob a fundação do jovem ativista Ronaldo Rodrigues de 23 anos, DM Tipo I desde o ano de 2012.
Fundada e atualmente presidida pelo mesmo, a instituição conseguiu avanços significantes para melhoria da saúde das pessoas com diabetes, a instituição conseguiu a sanção de três projetos de Lei a nível estadual ambos sancionados em vigor e que beneficia os diabéticos de todo estado da paraíba.
Assim como a sanção de três projetos de Lei no município e um que encontra-se na comissão de seguridade social na Câmara dos Deputados. Outro avanço foi a parceria firmada entre a instituição e o Hospital Universitário do município com a implantação do ambulatório multidisciplinar em diabetes que visa atender crianças e adolescentes com diabetes.
O jovem ativista conseguiu no ano de 2016 uma emenda parlamentar para execução de serviços de atendimento e a implantação de uma policlínica em parceria com a Faculdade Santa Maria, que busca atender a população de 15 municípios regionais no interior do estado paraibano.
O gada cajazeiras é uma das instituições que servem de exemplo na pratica da advocacy pelas várias ações judiciais visando a garantia dos insumos e de uma assistência digna para a população com diabetes.

 

A implantação de PCDT e regularização de atendimentos a exemplo do profissional de endocrinologia mostram a perseverança e a luta de um trabalho voluntário que fazem do jovem Ronaldo Rodrigues um ser iluminado e de uma áurea esplendida e humana.