Evento em Blumenau promove capacitação dos profissionais para a atenção à saúde da pessoa idosa

7 votos

Acontece hoje e amanhã (25 e 26), no município de Blumenau a primeira Oficina Macrorregional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Estão presentes 150 pessoas, entre elas, representantes, gestores e profissionais da saúde de 15 municípios do Vale do Itajaí. O evento é realizado pela Gerência de Coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, juntamente com as Gerências Regionais de Saúde da Macrorregião Vale e Foz do Itajaí e acontece no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

 

O objetivo do evento é fortalecer os profissionais da área de atenção à saúde da pessoa idosa, fortalecendo a integração entre as equipes e auxiliar nos desafios de uma população que está vivendo mais.

A Gerente de Coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Lizete Contin, relata a importância de uma capacitação e direcionamento para os profissionais que trabalham com a atenção à saúde da pessoa idosa. “ Precisamos verificar como estão sendo feitos os trabalhos. Nossa ajuda como gestores da saúde da pessoa idosa é muito importante. É uma parcela da população que muitas vezes é esquecida pelos familiares. Não somos a solução, mas podemos incentivar a auxiliar a família a cuidar destas pessoas”.

 

Para o Gerente regional de saúde de Blumenau, Erenézio Welter, os olhos precisam se voltar para o público idoso. “ Hoje estamos jovens, mas temos que saber que envelheceremos, e no momento, estamos preparados para cuidar das pessoas idosas da nossa região? Estes dois dias são importantes para debatermos e aprendermos mais sobre esta parcela da população que a cada dia aumenta”, concluiu.

 

O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Atualmente, a proporção de pessoas idosas no país alcançou 13,7% da população geral, ou seja, 27,8 milhões de pessoas. Nesse grupo, o que mais expressivamente cresce é os idosos longevos, que vivem 80 anos ou mais.

De acordo com as estimativas, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de 0 a 14 anos de idade.

Análise realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), mostra que um em cada três idosos brasileiros apresentava alguma limitação funcional. Destes, 80%, cerca de 6,5 milhões de idosos, conta com ajuda de familiares para realizar alguma atividade do cotidiano, como fazer compras e vestir-se, mas 360 mil não possuem esse apoio. Estes números dão a dimensão do desafio a ser enfrentado pela sociedade brasileira para garantir o cuidado de longa duração aos idosos com limitações funcionais.

 

Fotos/Crédito: Ricardo Lunge

 

 

 

Ricardo Lunge
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
Rua Braz Wanka, 238 – Cep 89035-160 – Vila Nova – Blumenau – SC

Telefone: (47) 3378-8000

www.adrs.sc.gov.br/adrblumenau
www.facebook.com/regional.blumenau