Estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCar colando na RHS!

Primary tabs


15votos

Estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCar colando na RHS!

Sabrina Ferigato is offline

turma 015

A partir dessa semana, a Rede HumanizaSUS acolherá novos humanautas: estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCar foram convidados a se cadastrarem na rede para conhecer o SUS a partir de uma perspectiva diferente daquela apresentada pela grande mídia ou mesmo pelos formatos acadêmicos estricto sensu...

 Inspirada pela iniciativa de outros docentes humanautas como Catia Paranhos, Sérgio Aragaki entre outros, a proposta foi apresentada na disciplina "Introdução à Saúde Coletiva", inaugurada esse ano no novo currículo do curso. A idéia é que os estudantes possam conhecer o SUS que dá certo, entrar em contato com críticas ao sistema, porém críticas construída por quem constrói o SUS, navegar pelo universo das experiências de seus profissionais, gestores e usuários.

Além disso, juntamente com os estudos  teóricos das redes de atenção em saúde ministradas na disciplina, a proposta metodológica dessa atividade inclui um estímulo aos estudantes para irem além do estudo das redes, mas viverem a experiência concreta de serem rede... Rede de saúde, rede de humanização, rede de colaboração, rede social...

Assim, se tudo der certo, a partir dessa semana, estudantes do terceiro ano, em sua maioria mulheres jovens e com sede de mudança, iniciarão sua navegação na rede, entrando em contato com experiências diversas. Foi proposto que cada estudante selecionasse pelo menos uma experiência para entrar em diálogo registrando um comentário. No aula seguinte faremos um debate sobre essas experiências, após uma aula expositiva sobre os princípios e diretrizes do SUS.

No final do semestre, outra atividade em rede será realizada. Os estudantes serão divididos em subgrupos e construirão uma comunicação criativa sobre o "meu encontro com o SUS e a Saúde Coletiva". Cada grupo será convidado a socializar o produto dessa comunicação com todos nós aqui, na Rede HumanizaSUS :)

 5 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Querida Sabrina,

Decerto, será muito prazerosa a chegada dos alunos da T.O aqui na rede, ampliando as conexões neste espaço a partir das suas colaborações. E boas narrativas de um “SUS que dá certo” não faltarão para instigar essa galera a entrarem no debate  para a qualificação e aprimoramento do SUS.

Sejam todos benvindos e contem com o apoio dos editores que estarão a postos aqui na rede para qualquer necessidade!

Abraços!

Emília

Brenda Camargo Dias is offline

Esse comentário vale como uma experiência? hahaha

Estou encantada com a rede! Obrigada por nos apresentar <3 

Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline

Sabrina é o nome de uma série encantadora de anos atrás. É também o nome do filme de Billy Wilder nos anos 50, com Audrey Hepburn. Feitiço prá todo lado.

Pois é disso que se trata quando uma professora como a Sabrina Ferigato entra em cena com toda a sua força de produção de encantamento pelo SUS e luta em várias frentes pela saúde pública. Feitiço que contagia seus alunos e os traz para a nossa rede. Ela foi coordenadora da RHS e marcou a sua passagem na época com alegria, energia e fluxos encantadores.

Bem-vindos!

Raphael Henrique Travia is offline

Oi Sabrina,

Fico imensamente feliz em ler você novamente por aqui, tenho a certeza que sua turma de alunos vai conseguir viver a experiência de ser RHS. Se alguém quiser dialogar comigo sobre saúde mental a partir do post da nova folha de lírio seria bem legal. Posso conversar também sobre controle social, pois está saindo do forno bem quentinho algumas postagens relatando a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde.

Você reparou no duplo sentido do título dessa postagem ou foi de propósito? A Professora  convidando seus alunos a  colar na RHS. Na maioria  das escolas e  faculdades quem cola    pode até ser punido... Quebrando paradigmas com o uso da linguagem coloquial!

AbraSUS

Raphael

catia martins is offline

Olá Sabrina, 
Que apresentação linda da proposta de vcs!
Trazer @s noss@s para cá é sempre uma experiência alegre e rende muita conversa para a sala de aula... Enxergar o SUS pela lente da RHS mostra o quanto já avançamos e inclui @s alun@s nas muitas lutas pela manutenção da saúde como direito de cidadania de tds nós, de qq um/uma.   
Eu brinco que quem não se encanta com a RHS, bom sujeito não é. rsrsrs!
Torço para que tds - os seus, os meus e os nosos - fiquem por aqui. 
um abraço, Catia 
 

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is offline
6votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Fátima Couto is offline
1votos

A vida volta a sorrir...

Chica foi mais uma das muitas moradoras dos hospitais psiquiátricos brasileiros. Sua genética e história de vida lhes foram desfavoráveis e não deram a oportunidade de viver como ela merecia. Desde 08 de maio de 1984 morava no Hospital Dr. João Machado e por lá permaneceu até maio de 2016. Foram 32 anos, muito mais do que tenho de vida, vividos entres as paredes institucionais. Desses, aproximadamente 25 anos foram passados em enfermarias rotativas caracterizadas pela impossibilidade de ter um lugar para chamar de seu.