Conferência Municipal de Saúde de Passos Minas Gerais.

Primary tabs


6votos

Conferência Municipal de Saúde de Passos Minas Gerais.

Angela Vaz7 is offline

Em defesa do SUS estamos já preparando a nossa conferência municipal de saúde de Passos Minas Gerais.

13/04/2017 06h00 - Atualizado em 12/04/2017

O SUS é nosso é tema de conferência

 
PASSOS - A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, o Conselho Municipal de Saúde e as comissões de representantes da sociedade civil concluíram as últimas definições para a realização da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 27 de maio de 2017, às 8h, na Câmara Municipal de Passos.
 
O objetivo da Conferência Municipal de Saúde é apresentar à Comissão Organizadora das Etapas Estaduais das Conferências de Vigilância em Saúde e Saúde da Mulher, as propostas prioritárias para o fortalecimento dos programas e ações de cada eixo discutido. No encontro municipal, também serão eleitos os delegados e suplentes que participarão da conferência estadual em Vigilância em Saúde programada para acontecer entre os dias 28 e 30 de setembro.
 
O plano de ações da conferência foi apresentado à imprensa local durante encontro no dia 29 de março. A Secretária de Saúde, Elexandra Helena Bernardes, explanou que o processo deve se iniciar a partir de um momento descentralizado de discussão. Para isso, serão realizadas pré-conferências em diferentes bairros de Passos, quando serão formados grupos de trabalho para discutir cada eixo a ser tratado na conferência municipal: Eixo 1 - Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público de qualidade; Eixo 2 - Participação Social no fortalecimento da Vigilância em Saúde; Eixo 3 - Políticas públicas para a mulher e a participação social; Eixo 4 - Atenção Primária à Saúde: Acesso e qualidade; Eixo 5: Acolhimento e Humanização da Saúde; Eixo 6: Redes de Atenção à Saúde: Estrutura, Apoio e Logística.
 
“Os encontros nos bairros têm o propósito de fazer uma escuta da população acerca dos processos e serviços de Saúde”, afirmou Elexandra Bernardes. A secretária explicou que em cada pré-conferência também serão eleitos representantes dos bairros para participar da conferência municipal, que por sua vez elegerá delegados para representar Passos na etapa estadual. A delegação que representará o município deverá ser composta por 50% de membros da população, 25% de membros dos trabalhadores da Saúde, e 25% de representantes da gestão municipal e prestadores de serviços de Saúde.
 
Durante o encontro com a imprensa, a vereadora Maria Aparecida dos Reis Jerônimo, Dona Cida, ressaltou a importância de ter no país um sistema público e universal de saúde, o que segundo a vereadora “é uma conquista dos brasileiros e brasileiras e deve ser valorizado, aprimorado, corrigindo as falhas e que para isso é essencial que a população participe ativamente dos processos de gestão de saúde dos quais a população é a grande beneficiada”.
 
Também presentes no encontro com a imprensa, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Vaz, e o presidente da União das Associações de Bairros de Passos, Dione José de Paula, apontaram que o município vive uma oportunidade de diálogo para a melhoria dos serviços públicos. Segundo eles, A prefeitura tem mantido abertura para acolher as opiniões e reivindicações da comunidade.
 
Foram ressaltadas outras questões que contribuem para a saúde da população, como a busca de ampliação do saneamento básico do município, e uma política de segurança alimentar,  que é uma das prioridades da Prefeitura de Passos, por meio da reabertura do Restaurante Popular, dando acesso a uma alimentação saudável em condições acessíveis, combatendo os índices de desnutrição da população.
 
A Secretaria de Saúde e as comissões de organização da Conferência Municipal de Saúde convidam as associações de bairro para mobilizar a população para que possam comparecer às pré-conferências, apresentando e debatendo propostas para a Saúde no município. A seguir, as datas e locais das pré-conferências
 
 

 

 2 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is online

Oi Ângela,

Sentimos muito a sua ausência aqui na Rede, e que bom que voltou trazendo essa postagem importante sobre a Conferência Municipal de Saúde de Passos! Muito bacana a proposta das pré-conferências possibilitando a escuta da população sobre os serviços de saúde, ampliando assim a participação popular o controle social na saúde.

Estão de parabéns os gestores, trabalhadores e a população de um modo geral!

AbraSUS!

Emília

Angela Vaz7 is offline

Obrigada Emília,e para chegar até onde está sendo construindo não foi facil.

A nossa luta foi essa,fazer que cada um dos seguimento tem seu papel,porém a luta maior são os usuários,trabalhadores e gestores.

Está sendo a conferência municipal de saúde onde todos estão nesta construição.Aos poucos vamos dar toda cobertura.

Estava com saudade tb e abraços a todos e a toda.

Angela O SUS é de todos e de todas.

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is online
8votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Sebastian Freire is offline
1votos

Escola Nacional de Saúde Pública lança novo portal de educação a distância

Há 19 anos atuando na formação e qualificação de profissionais que atuam na saúde e áreas afins, a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (EAD/Ensp/Fiocruz) está com um novo portal.