Clínica de Uma Vida: estilhaços de educação e (m) saúde

6 votos

 

“O projeto de construir um mapa imagético dos últimos cem anos, de uma história sem palavras, sobre a medicalização da vida, vagou no pensamento do Sr. W. por uns 15 anos. O tempo, como sempre, era curto. Aulas. Seminários. Correções. Viagens. Projetos da Universidade. Bancas. Ao pensar em sua aposentadoria, com seus setenta anos, decidiu retomar esse velho pensamento.”

 

Essa é uma escrita de estilhaços e fragmentos literários presentes na dissertação “Clínica de Uma Vida: estilhaços de educação e[m] saúde”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A composição – colagem – montagem da escrita se dá por meio de minicontos ficcionais que narram a história do Sr. Warburg e seu processo de pesquisa sobre possíveis imagens de medicalização da vida. Uma ficção que versa sobre medicalização e clínica; processos de ensino e aprendizagem; educação e saúde coletiva, permeadas por palavras-imagens que inquietam o pensamento.

Palavras-Chave: Clínica de Uma Vida; Medicalização da vida; Educação em Saúde; Imagem

 

Elisandro Rodrigues  Residência Integrada em Saúde, Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde/Escola GHC, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Av. Francisco Trein, 596, Bloco H, 3º andar, Cristo Redentor. Porto Alegre, RS, Brasil. 91350-200. elisandromosaico@ gmail.com

Leia em:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt