Nova edição da Reciis aborda a ética em pesquisa

5 votos

O novo volume da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis, do Icict/Fiocruz, já está disponível. Nesta edição, o periódico comemora dez anos de existência e aborda a ética e integridade nas pesquisas de saúde. O editorial da revista são assinados por Lidiane Carvalho, atualizando o debate teórico-normativo sobre ética da pesquisa científica em contextos clínicos e biomédicos a partir de uma perspectiva infocomunicacional. O segundo editorial é escrito por Carlos Saldanha, primeiro editor e autor do projeto Reciis, que reforça o papel da Reciis de constituir um dos principais veículos formais de comunicação científica ao reunir parte expressiva da produção mais representativa da sua heterogênea área de conhecimento e dar visibilidade e prestígio aos pesquisadores entre um público altamente especializado.

Para falar dos desafios enfrentados pela Comissão de Ética em Pesquisa brasileira, há uma entrevista com Carlos Debenedito, atual Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (CEP/Inca) e integrante da Comissão de Integridade Científica do Instituto Oswaldo Cruz (CIC/IOC).

Ainda no âmbito da democracia e ética, há uma nota de conjutura de Kenneth Camargo, professor e pesquisador do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a respeito da crise na universidade e em defesa do ensino público de qualidade.

Entre artigos originais, há temas relacionados à comunicação, tecnologia e saúde, como análise de produção científica brasileira sobre saúde, Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem, Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem, e outros. A edição também conta com alguns relatos de experiência e uma resenha do documentário “Love Child”, por Arlinda Barbosa Moreno.

Acesse a Reciis aqui