Oficinas sobre Política Nacional de Humanização no Hospital Dagoberto Uchôa Lopes de Omena em Murici- AL

8 votos

O Setor de Humanização da Saúde(SHS) da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) realizou um ciclo de oficinas sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) com os 27 trabalhadores do Hospital Dagoberto Uchôa Lopes de Omena (HDO) localizado no município de Murici – AL. Este hospital atende em média 170 pacientes por dia, utilizando a ferramenta classificação de risco no serviço para a organização das prioridades de atendimento. É uma unidade porta aberta 100% SUS, oferece os serviços: laboratoriais, pediatria, obstetrícia e saúde mental.

Estas oficinas foram elaboradas em consonância com o I Plano Estadual de Humanização de Alagoas quadriênio 2016-2019 o qual está em processo de apresentação para homologação. As oficinas foram estratégias importantes para auxiliar na execução de ações previstas no plano citado anteriormente como: legitimar o apoiador da PNH nos municípios; Implantar e/ou Implementar a Gestão Participativa; Promover discussões sobre temas da PNH; Acolher usuário na porta de entrada da unidade. As atividades foram facilitadas pela psicóloga Cidkeyla Santos, apoiadora da PNH e técnica do SHS.

Foi realizada uma visita técnica e a partir desta foram traçados como objetivos das oficinas: a) conhecer o Sistema Único de Saúde; b) entender a Política Nacional de Humanização, suas possibilidades e relação com a efetivação dos Princípios do SUS; c) discutir sobre a organização das práticas e dos serviços de saúde ofertados; d) identificar desafios nos processos de trabalho, relações interpessoais e modo de produzir saúde; e) compreender as Diretrizes da PNH: Cogestão–Clínica Ampliada– Direitos dos Usuários e Acolhimento para qualificar a assistência prestada.

As 05 oficinas sobre a PNH possibilitaram rodas de conversas nas quais foram discutidas experiências dos trabalhadores enquanto parte do SUS e também a implicação que estes trabalhadores tem e podem vir a ter na gestão e cogestão do HDO. Durante as rodas os participantes foram convidados pela facilitadora da atividade a refletir sobre quais ações já ocorrem em consonância com a PNH e quais ainda podem ocorrer.

Um reflexo importante das oficinas foi a implantação de um Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Sendo assim, os participantes elegeram os membros da coordenação, vice-coordenação e um secretário para o grupo condutor do GTH já no último encontro. Após estabelecer quais os membros do grupo condutor, foi feita uma proposta de calendário para as reuniões do GTH do HDO. No final da experiência, os participantes disseram acreditar no funcionamento deste novo dispositivo de cogestão no HDO e sinalizaram a importância do apoio do SHS especialmente nas primeiras reuniões.

Para encerrar a última oficina os participantes escreveram uma palavra que representou o momento e entregou para a equipe do SHS como uma espécie de feedback, assim como foi feito em todos os encontros. Alguns exemplos de sentenças escritas pelos participantes: “proveitoso”; “ótimo”; “bom”; “muito bom”; “o dia de hoje foi ótimo e foi esclarecido muita coisa”; “construtivo; “bom”;  mais conhecimento”; “me fez raciocinar nas práticas”, “de descobertas”; “um dia ótimo”; “excelente”; “produtivo”; “qualidade”; “maravilhoso”.