LIVRO COM EVIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS/ Autora Nara Maria Holanda de Medeiros/ Orientadora da pesquisa: Dra. Rosana Machin: No Livro: Educação Permanente em Saúde: Gestão e Ensino na concepção dos trabalhadores.

6 votos

Experiência Brasileira no cenário da Atenção Básica:

Educação Permanente em Saúde: Gestão e Ensino na concepção dos trabalhadores

Resultado de sete anos de estudos!

            Apresenta Pressupostos Inéditos do Ensino Ativo em Saúde que enfatiza o aprender fazendo e aprendizagem decorrente do trabalho em equipe interprofissional/interdisciplinar: complexo, significativo e crítico. Ademais, expressa a potência da pesquisa qualitativa em contribuir para práticas transformadoras, a partir de estudos locais.

Autora Nara Maria Holanda de Medeiros, entre suas carreiras: Pesquisadora-doutoranda na área da saúde – UNIFESP/Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde; Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Interprofissional/UNIFESP; Apoiadora Institucional do Ministério da Educação; Gestora atenção básica (experiência municipal e federal); Escritora; Professora de Saúde Pública e Saúde da Família (ensino interdisciplinar e interprofissional em saúde); Enfermeira; Educadora em saúde; Mestra Profissional no Ensino em Ciências da Saúde; Especialista em Saúde da Família e Facilitadores de Educação Permanente; reconhecida, sobretudo por seus trabalhos, projetos e obras implicadas com as práticas de ensino para o aprender fazendo, em que se entrelaçam prática, teoria e o resgate do sentido do trabalho, levando à análise das possibilidades das estratégias e métodos participativos no ensino, trabalho e gestão da saúde, com ênfase no protagonismo dos profissionais e estudantes.

Orientadora da pesquisa do livro: Dra. Rosana Machin – Pós-doutora na University of London – The London School of Economics and Political Science/LSE no BIOS; Pós-doutora na University of Cambridge, Faculty of Politics, Psychology, Sociology and International Studies no Centre for Family Research; Doutora em Sociologia e Mestra pela USP. É professora no Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa “Saúde e Sociedade” na Universidade de São Paulo/USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde, reconhecida pelos trabalhos, projetos e obras implicados com as concepções e práticas em saúde e adoecimento, tecnologias reprodutivas, gênero, saúde, educação e trabalho.