IFSC Joinville vai ofertar Bacharelado em Enfermagem a partir do 2º semestre de 2017

7 votos

O  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Joinville vai ofertar o curso superior de Enfermagem a partir do próximo semestre. O novo curso foi autorizado pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, na reunião desta segunda-feira (20). O Consup é o órgão máximo de deliberações do IFSC. Com duração de dez semestres, Enfermagem terá entrada anual, alternada com o ingresso do curso técnico em Enfermagem.

A seleção de novos alunos segue os critérios já estabelecidos pela instituição, com parte das vagas preenchida pelo vestibular e outra parte ocupada com candidatos inscritos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada turma terá 24 vagas.

A oferta em Joinville atende a uma demanda regional, já que o curso de Enfermagem do IFSC será o primeiro curso público na área de Saúde de Joinville e do norte catarinense. Atualmente, existem apenas três cursos de bacharelado em Enfermagem na rede pública de Santa Catarina: em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundado em 1968, e em Chapecó, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), fundados em 2004 e 2010, respectivamente.

Vale lembrar que o curso técnico em Enfermagem foi o primeiro ofertado pelo IFSC em Joinville, ainda em 1995, como extensão da unidade Florianópolis da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Até agora, já foram formados cerca de 900 profissionais nesta área, o que representa um público em potencial para o curso de graduação.

Graças ao curso técnico, o Câmpus Joinville dispõe de condições para o desenvolvimento do curso superior. O atual Laboratório de Enfermagem, utilizado para o curso técnico, contempla as áreas de semiotécnica, semiologia, clínica médica, clínica cirúrgica, centro cirúrgico, UTI, pediatria e ginecologia, anatomia e fisiologia humana.

O curso superior de Enfermagem já entra na próxima campanha de ingresso, que terá inscrições de 11 de abril a 15 de maio.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

Disponível em: https://joinville.ifsc.edu.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=1987%3A2017-02-20-16-56-43&catid=44%3Anoticias&Itemid=134