Educação Popular em Saúde prepara livro sobre experiências nos serviços

Primary tabs


5votos

Educação Popular em Saúde prepara livro sobre experiências nos serviços

deboraligieri is offline

Nos últimos anos, o grande esforço do movimento de educação popular em saúde tem se concentrado na formulação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), aprovada em 2013, e nas ações sucessivas para sua implementação. No entanto, para pensadores do segmento como Eymard Mourão Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), houve um efeito colateral. “Aconteceu que temos apoiado pouco as pessoas, as experiências e as reflexões dedicadas aos desafios do fazer educação popular no cotidiano dos serviços de saúde do SUS, o que foi, até a década de 1990, nossa principal ênfase”.

A partir dessa reflexão, o projeto de pesquisa e extensão Vivências de Extensão em Educação Popular no SUS – VEPOP – SUS – tomou a iniciativa de organizar um livro sobre essa temática e convoca interessados em apresentar relatos e demais colaborações. Os interessados têm até 15 de janeiro para enviar os originais. Clique e confira o edital com objetivos e critérios de escolha dos textos. O livro será editado com recursos do Ministério da Saúde administrados pela UFPB através do Projeto VEPOP-SUS, dentro da PNEP-SUS. Conheça melhor o projeto no blog do VEPOP-SUS.

Fonte: ABRASCO

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Christina Altmayer is offline
7votos

Puericultura em casa

A ideia é visitar as mamães recém paridas, nos primeiros 10 a 15 dias de vida do bebê ou antes quando possível. Nestas visitas avaliamos tudo, desde o ambiente, a mamada, o peso, PC, reflexos do RN, auscultas e todo exame físico do RN. É um momento de intimidade com a família onde buscamos realizar uma escuta ativa, e detectar quaisquer problemas ou dificuldades, bem como dividir com a família a alegria de um novo integrante. Envio fotos das últimas VDs realizadas com este fim.

Últimos posts comentados


Andressa Carolina de Oliveira Mundim is offline
3votos

Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental no Brasil: uma reflexão sobre o terror demonstrado no filme "Em nome da razão".

No estágio de Psiquiatria tive a oportunidade de refletir e modificar muitos conceitos que eu tinha. No estágio do CEAAD a falta de atividades produtivas e de incentivo a novos afazeres me incomodou bastante, assim como a falta de apoio a reinserção social. O CAPS Casa Verde se mostrou totalmente diferente e me surpreendeu ao desenvolver todas as atividades que no meu pensamento, deveriam ser desenvolvidas no CEAAD.