Ciência de dados aplicada à Saúde ganha curso de atualização na Fiocruz

Primary tabs


5votos

Ciência de dados aplicada à Saúde ganha curso de atualização na Fiocruz

Graca Portela is offline

O Icict está oferecendo, por meio da Gestão Acadêmica, o curso de atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2017, para profissionais graduados com noções em métodos quantitativos atuantes na área de Saúde Pública ou de interesse para a saúde e estudantes de pós-graduação em Saúde Pública ou Ciência Exatas e da Terra ou Probabilidade e Estatística ou Ciência da Computação ou Ciências Sociais Aplicadas ou áreas de interesse para a Saúde. Ao todo, estão sendo oferecidas 10 vagas.

O curso, que é gratuito, tem carga horária de 60 horas e é coordenado por Marcel Pedroso e Christovam Barcellos, respectivamente, pesquisador e coordenador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icic/Fiocruz. As inscrições começam dia 2 de janeiro e se estendem até 2 de fevereiro de 2017. As aulas começam dia 22 de março e terminam em 22 de julho de 2017, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30.

Uma característica do curso de atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde é que a capacitação integra as atividades e objetivos do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico “Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde”, coordenado Lis/Icict/Fiocruz, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O projeto está inserido no Grupo de pesquisa Ciência de Dados aplicada à Saúde, certificado pela Fiocruz e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil e tem como objetivo principal desenvolver e disponibilizar Plataforma de Ciência de Dados (PaaS – Platform as a Service) como um serviço de armazenamento, gestão e análise de Big Data em Saúde para pesquisadores, docentes e discentes de instituições de ensino e pesquisa, bem como, gestores governamentais.

A atualização tem como dois de seus objetivos promover uma interface entre aspectos teóricos e práticos sobre Ciência de Dados, mineração de dados, análise preditiva e análise visual de grandes quantidades de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais; e fomentar a utilização acadêmica da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde, desenvolvida pelo Icict, promovendo inovação tecnológica e aprendizagem colaborativa.

As inscrições deverão ser feitas pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2017/Sede. O candidato interessado deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma SIGALS, o qual deverá ser impresso, assinado e encaminhado pelo Correio, via SEDEX 10, ou entregar pessoalmente na Gestão Acadêmica do Icict, até o dia 03 de fevereiro de 2017, juntamente com a documentação solicitada no edital. A chamada pública pode ser acessada ao lado.

O curso será realizado no Laboratório de Informática, sala 212, do Prédio da Expansão da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Outras informações poderão ser obtdias na sala 210, do mesmo prédio, de 8h as 16h, pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br ou telefone (21) 3882-9063.

Leia mais sobre o curso e acesse o edital aqui

 

Serviço

Curso: Atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2017

Período: 22/03/2017 a 22/07/2017

Público Alvo: Profissionais graduados com noções em métodos quantitativos atuantes na área de Saúde Pública ou de interesse para a saúde e estudantes de pós-graduação em Saúde Pública ou Ciência Exatas e da Terra ou Probabilidade e Estatística ou Ciência da Computação ou Ciências Sociais Aplicadas ou áreas de interesse para a Saúde

Vagas: 10 (dez)

Inscrições: 02 de janeiro a 02 de fevereiro de 2017 (até às 23h59m) - Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2017/Sede

Local: Fiocruz – Prédio da Expansão do Campus – Av. Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ

Informações: Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz – Av. Brasil, 4.036, sala 210, telefone (21) 3882-9063 ou e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br

 

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Harete Vianna Moreno is offline
11votos

13 Razões e 50 regras: é chegada a hora de falarmos abertamente sobre o suicídio na adolescência

A série do Netflix "13 Reasons Why", estreou no final de março e causou um grande alvoroço no Brasil, especialmente pelas opiniões antagonistas, tão comuns nessa época polarizada, binarizada, dividida, em que vivemos.

Narrando a história de uma adolescente que grava em fitas cassete as 13 razões que a levaram ao suicídio, a análise de quem não indica a série baseia-se na ideia de que ela pode ser um gatilho para pensamentos suicidas, na medida em que coloca essa ação como a única saída possível.

Últimos posts comentados


Raphael Henrique Travia is offline
3votos

1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde: Direito á Informação, garantia de direito á saúde

Olá Humanautas,

Começo esta postagem voltando no tempo e no CiberespaSUS, mais especificamente quando fui apresentado pela Sabrina como Blogueiro na RHS e a Jornalista Mariella comentou que achava legal o quanto as pessoas se apropriam da RedeHumanizaSUS. É deste lugar que eu escrevo e não da cadeira acadêmica ocupada por alguém que domine as técnicas de comunicação fazendo disso sua profissão.