Precisamos continuar falando sobre violências: aproximação com a graduação

5 votos

INTRODUÇÃO

A violência é fenômeno sócio-histórico que deve ser considerado uma questão de saúde pública.

Esta é caracterizada pelo uso intencional do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outras pessoas, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação (KRUG et al., 2002).

 Pode provocar traumas físicos, agravos emocionais e espirituais, e diminuir a qualidade de vida das pessoas e das coletividades (MINAYO, 2010). É necessário reconhecimento dessa temática no trabalho em saúde, uma vez que pode afetar tanto a saúde do individuo como o coletivo.

OBJETIVO

Relatar sobre a experiência em ofertar uma oficina para graduandos sobre violência

METDOLOGIA

Relato de experiência de residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria

RESULTADOS

Utilizou-se de metodologia ativa, através da construção de fanzines, os quais foram produzidos em pequenos grupos e após apresentados no grande grupo. A partir dessas trocas transcorreu-se uma explanação sobre as tipologias, naturezas, identificação, fluxos, notificações e seguimento na rede. Houve predomínio nos fanzines sobre violêncio de gênero e em alguns associação com políticas públicas. Ressalta-se que esta atividade caracteriza a proposta de conclusão desta residência, a qual propõe intervenção com algum seotr que compõe a rede de saúde. Assim, optou-se em aproximar-se com a gradução para discorrer a temática.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Aproximação com a graduação: sensibilizar para outras formas de violência; 

Discorrer sobre a competência de cada núcleo da situação de violência, pois é um tema que envolve o trabalho multidisciplinar;
 Utilizar de metodologias ativas para ampliar as discussões e trocas entre os participantes do grupo, aproximando a teoria da prática.
 
REFERÊNCIAS
KRUG, E. G. et AL .Relatório Mundial sobre violência e saúde. Geneva: World Health Organization, 2002
MINAYO, M.C.de S. Violência e Saúde. 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.