Participação no 2. seminario de conectividade do MS

7 votos

Ao acessar o Blog do Ministério, vi a oportunidade de demonstrar a prática do sistema E-SUS AB, pois foi aberta a seleção de projetos que seriam realizada apresentação no 2º Seminário de Conectividade. Foram convidados “empresas, associações, startups e pessoas físicas que queiram propor à pasta soluções inovadoras em Tecnologia da Informação para aperfeiçoar os sistemas da rede pública de saúde “.

Foram selecionados 20 projetos com propostas relacionadas às secretarias de Atenção à Saúde (SAS), Vigilância em Saúde (SVS), Saúde Indígena (SESAI), Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e Executiva (SE).O objetivo do seminário foi criar um ambiente de compartilhamento de ideias e discussão de temas relevantes para a Saúde, que visem melhorar os serviços prestados pelas secretarias do Ministério.

A experiência de conhecer um local novo , novas pesssoas, me trouxe motivação, pois após a apresentação, uma das empresas de TI se dispôs a apresentar sua forma de trabalhar, na qual parece que o ser humano é visto como ator principal em qualquer sistema ou tecnologia.]

Tive todo o apoio da Secretaria Municipal de minha cidade, Cordeirópolis/SP, que mesmo com 1 dia de antecedência, proporcionou tudo para garantir minha ida e estadia em Brasilia, local que não conhecia. Além desse apoio, o emocional foi essencial, pois muitos colegas do trabalho me apoiaram e encorajaram para essa apresentação.

A oportunidade de levar à realidade do dia a dia do agente de saúde à outras esferas, quais tinham o conhecimento para melhoria do trabalho na minha rotina foi o que mais gostei. As vezes achamos que somos um pedacinho num imenso mar que é o SUS, mas se todos fizerem sua parte e talvez um pouquinho a mais, podemos mudar a realidade de muitos.

Todos podemos fazer um SUS melhor! O reconhecimento do trabalho em meu município foi excepcional,e o mais gratificante é chegar uma semana depois de toda essa loucura e ouvir na visita domiciliar de meu paciente: Parabéns pelo que fez !

Espero participar de mais eventos, contribuir com a melhoria do sistema e motivar mais profissionais para que apresentem suas ideias e aproveitem as oportunidades.