Álcool: números preocupam profissionais de saúde pública

5 votos

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, em seu volume sobre “Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas” apontou um alto consumo de álcool pela população brasileira. Enquanto 24% da população com 18 anos ou mais consome bebida alcóolica uma vez ou mais por semana, 13,7% dos brasileiros mantém o consumo abusivo de bebidas alcóolicas, sejam elas cerveja, vinho, cachaça ou whisky.
 
Outros números que chamam a atenção de especialistas é o consumo de bebidas alcóolicas por jovens entre 13 e 17 anos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, 55,5% dos escolares do 9º ano já fizeram uso de bebida alcóolica nos últimos 30 dias que antecederam a Pesquisa, com 21,4% envolvidos em episódios de embriaguez.
Maristela Monteiro (OPAS/OMS) e Francisco Inácio Bastos (Lis/Icict) falam sobre o tema, destacando a importância de se ter políticas públicas para a prevenção do problema.
 
Essas e outras informações, além dos dados podem ser conferidos na matéria “Álcool: números preocupam profissionais de saúde pública”, publicada no site do Icict