Cogestão do SUS

Primary tabs


6votos

Cogestão do SUS

Adria Cristine is offline

A Gestão tem como objeto o trabalho humano, organizar e estabelecer fluxos para dar continuidade no processo de trabalho, visando atender as organizações e os trabalhadores.

Já a Co-gestão inclui novos sujeitos na gestão, visando a pactuação de compromissos coletivos e a democratização do poder em  todas as dimensões da vida institucional e social: “a base da cogestão, ninguém governa sozinho”

 

Na saúde a co-gestão vem convidar a todos os profissionais a participarem do processo de construção de uma rede de saúde viva, onde o atendimento integral seja o objetivo de todos.

 

A Co-gestão estimula o trabalho em equipe, onde as especificidades dos trabalhos precisa ser compartilhada, para facilitar o fluxo operacional e a tomada de decisão visando à qualidade dos serviços prestados. No trabalho em equipe é necessário o compartilhamento de idéias que vão auxiliar na tomada de decisões para atender as necessidades técnicas e a melhorias dos cuidados prestados pela equipe.

 

O Gestor tem papel fundamental, pois é ele quem vai fomentar a Co-gestão criando espaços de discussões sobre as necessidades e prioridades dos serviços e dos usuários e para criar alternativas na melhoria do fluxo de trabalho bem como no atendimento a ser prestado, estimulando a integração entre os membros da equipe.

 

Não podemos esquecer, que com a Co-Gestão surge a Gestão Participativa, onde o usuário é incluído como novo membro na Gestão do SUS. Através de uma série de atividades para aprimoramento da gestão, por meio apoio ao controle social, à educação popular, à mobilização social, na busca da eqüidade, com monitoramento e avaliação, ouvidoria, auditoria e gestão da ética nos serviços públicos de saúde, na busca incansável pela melhoria dos serviços.

 

A Gestão Participativa se faz essencial pois é o espaço onde o SUS aplica a Cogestão. A partir dos Conselhos de Saúde e que tem em sua composição 50% de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores; e Colegiados.

 

Um outro exemplo de Cogestão dentro do SUS que é aplicado dentro dos serviços, é a Cogestão dos próprios profissionais da saúde, que se reúnem para deliberar o que pode ser melhor para o usuário.

 

Componentes da postagem: Adria Cristine, Lorena de Alcântara, Lorena de Almeida e Rebeca Campos

 
 

 2 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Olá Adria e equipe,

Essa é uma das apostas da Política Nacional de Humanização, a gestão cogerida nos espaços de saúde, fomentando o trabalho em equipe numa relação dialógica e democrática, onde cada sujeito envolvido na produção de saúde seja protagonista nesse processo. Entretanto, como consolidar na prática os conceitos que envolvem a cogestão e a gestão participada? Que dispositivos devem ser implementados nos espaços de saúde que garantam um fazer e um gerir com protagonismo e corresponsabilização nos processos de trabalho?

Compartilho alguns relatos socializados aqui na rede sobre a cogestão, que ajudarão nas reflexões dessa diretriz tão importante

http://www.redehumanizasus.net/85459-gestao-participativa-e-cogestao-o-que-e

http://www.redehumanizasus.net/category/tags/cogestao-e-gestao-participativa

Valeu galera pela publicação!

AbraSUS!

Emília

 

Lorena de Alcântara e Silva is offline

Complementando a postagem acima o grupo traz essa imagem.

Últimos posts promovidos

Últimos posts comentados


CVV COMUNIDADE is offline
2votos

CVV GASS - GRUPO DE APOIO AOS SOBREVIVENTES DO SUICÍDIO

O CVV Gass é um grupo de apoio emocional para as pessoas que perderam parentes ou amigos para o suicidio