ACOLHIMENTO... É MESMO NECESSÁRIO?

Primary tabs


5votos

ACOLHIMENTO... É MESMO NECESSÁRIO?

Leonardo Santos is offline

Eaí galera!

Eu tava pensando sobre acolhimento no SUS e lembrei de alguns amigos falando a respeito disso, que o sistema não precisa disso, "só precisamos ser atendidos e ir embora", meus olhos reviraram e não tive muita paciência pra rebater o comentário (me arrependi depois).

Gente!!! Precisamos parar pra pensar um pouco! Somos todos humanos, precisamos do contato, de nos sentir acolhidos, de sentir que alguém se preocupa conosco. Estamos vivendo tão automaticamente que as relações estão morrendo aos poucos, estamos perdendo a percepção sobre as pessoas e sobre o que nos cerca. 

A estratégia de acolhimento no SUS nada mais é que o resgate dessa relação entre os profissionais e os usuários, fugir dessa cultura de hierarquização. O profissional precisa estar aberto a colher as demandas que aquele indivíduo traz consigo, compreender seus problemas e assim direcioná-lo no fluxo da rede de saúde. Sabemos que o sucesso do SUS está na gestão e creio que a gestão das pessoas, de suas ações e o comprometimento com os outros irá proporcionar um sistema de saúde mais humano e com vistas ao principal objetivo do SUS: SAÚDE PARA TODOS!

Obrigado!

Leonardo - Saúde Coletiva, Unb

#GSSS #GSCUnb #acolhimento

Resultado de imagem para ACOLHIMENTO

 1 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Oi Leonardo, o seu relato me remeteu às lembranças do início das discussões sobre a humanização da saúde no hospital onde trabalho. Alguns profissionais questionavam qual a necessidade de humanizar o que já era humano. 

Existe aqui na Rede, uma publicação do Bruno Aragão com um texto do Dario Pache, ex coordenador da PNH,  que traz uma importante reflexão sobre a humanização da saúde, as relações hierarquizadas e autoritárias na produção de saúde, as diretrizes de mudanças, o acolhimento..., que responde um pouco esses questionamentos, e que pode corroborar com as suas reflexões.

http://www.redehumanizasus.net/1895-humanizar-o-sus-e-humanizar-o-brasil

Obrigada pela publicação!

AbraSUS!

Emília

 

Últimos posts promovidos


deboraligieri is offline
5votos

Pré-Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde em São Paulo nos dias 16 e 17/02

Olá! Convidamos todos e todas para a reunião de articulação da Pré-Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde no dia 30 de janeiro de 2017, às 9:30h no Instituto de Saúde, Rua Santo Antonio, 590, Bela Vista, São Paulo/SP.

Últimos posts comentados


miguel angelo maia is offline
5votos

O QUE NOS CABE? O APOCALIPSE COMO ESPETÁCULO?

Em agosto de 2016 , Pablo Dias Fortes lançou um post na RHS (http://www.redehumanizasus.net/95029-o-que-nos-cabe) que, pelo vigor de uma certa convocatória, bem parecia ser algo como um desafio Ubuntu, também lançado por ele, ao qual vários na rede responderam.

Enfim, como ninguém respondeu a enigmatica questão do Pablo, volto agora com ela, meses depois, após ter visto as mais esdrúxulas coisas acontecendo mundo afora e, particularmente em nosso próprio país, que me lançaram em uma reflexão sobre a crueza deste nosso tempo sem nenhuma delicadeza.