ACOLHIMENTO... É MESMO NECESSÁRIO?

Primary tabs


5votos

ACOLHIMENTO... É MESMO NECESSÁRIO?

Leonardo Santos is offline

Eaí galera!

Eu tava pensando sobre acolhimento no SUS e lembrei de alguns amigos falando a respeito disso, que o sistema não precisa disso, "só precisamos ser atendidos e ir embora", meus olhos reviraram e não tive muita paciência pra rebater o comentário (me arrependi depois).

Gente!!! Precisamos parar pra pensar um pouco! Somos todos humanos, precisamos do contato, de nos sentir acolhidos, de sentir que alguém se preocupa conosco. Estamos vivendo tão automaticamente que as relações estão morrendo aos poucos, estamos perdendo a percepção sobre as pessoas e sobre o que nos cerca. 

A estratégia de acolhimento no SUS nada mais é que o resgate dessa relação entre os profissionais e os usuários, fugir dessa cultura de hierarquização. O profissional precisa estar aberto a colher as demandas que aquele indivíduo traz consigo, compreender seus problemas e assim direcioná-lo no fluxo da rede de saúde. Sabemos que o sucesso do SUS está na gestão e creio que a gestão das pessoas, de suas ações e o comprometimento com os outros irá proporcionar um sistema de saúde mais humano e com vistas ao principal objetivo do SUS: SAÚDE PARA TODOS!

Obrigado!

Leonardo - Saúde Coletiva, Unb

#GSSS #GSCUnb #acolhimento

Resultado de imagem para ACOLHIMENTO

 1 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Oi Leonardo, o seu relato me remeteu às lembranças do início das discussões sobre a humanização da saúde no hospital onde trabalho. Alguns profissionais questionavam qual a necessidade de humanizar o que já era humano. 

Existe aqui na Rede, uma publicação do Bruno Aragão com um texto do Dario Pache, ex coordenador da PNH,  que traz uma importante reflexão sobre a humanização da saúde, as relações hierarquizadas e autoritárias na produção de saúde, as diretrizes de mudanças, o acolhimento..., que responde um pouco esses questionamentos, e que pode corroborar com as suas reflexões.

http://www.redehumanizasus.net/1895-humanizar-o-sus-e-humanizar-o-brasil

Obrigada pela publicação!

AbraSUS!

Emília

 

Últimos posts promovidos


Nilciany Camargo is offline
8votos

Atenção Domiciliar - Tire suas dúvidas AO VIVO • 24/03 • 10h e 14h

O Formação em Debate desta sexta-feira (24/03) vai falar sobre Atenção Domiciliar com a participação da Dra. Fernanda de Carvalho Affonso, Supervisora Médica do Programa Melhor em Casa do Hospital São Luiz Gonzaga – Santa Casa de São Paulo.

A transmissão é pelo Canal Profissional, nas TVs das Unidade de Saúde do município de São Paulo em dois horários: às 10h e às 14h.

Últimos posts comentados


Emilia Alves de Sousa is offline
0votos

MS e UFMG promovem curso EAD sobre Atenção à Mulher em Situação de Violência

Imagem de Sebastião Moreira

Estão abertas até o dia 6 de abril próximo as inscrições para o curso de extensão “Atenção à Mulher em Situação de Violência” - modalidade Ensino à Distância (EAD). O treinamento é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto Para Elas, desenvolvido em parceria com a Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (Dapes/SAS), do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é capacitar profissionais para a abordagem da mulher em situação de violência.