FOLDER: ACOLHIMENTO NO SUS

Primary tabs


7votos

FOLDER: ACOLHIMENTO NO SUS

Jessica Amorim Vieira is offline

 

 

 

A ideia de criar um folder com informações sobre o acolhimento teve o objetivo de mostrar a importância dessa prática para os usuários e também funcionários de saúde. É um processo que se caracteriza em atitudes e interações no ambiente dos serviços de saúde. O acolhimento pode colaborar para a melhoria das práticas da atenção e deve ser realizado em todos os níveis de atendimento percorrido pelo usuário, pois propicia um vínculo entre usuário e profissional e cria-se mais segurança por meio dos pacientes, fortalecendo o sistema e o processo saúde-doença.

É necessário o estímulo para o desenvolvimento de ações que envolvem o trabalho em equipe, a co-gestão e a integralidade da ação, levando mais em consideração o usuário com a sua necessidade, viabilizar o cuidado completo e dar atenção ao indivíduo antes de enxergar somente a doença.  

Pensando nas dimensões do acolhimento e em alguns aspectos que são a escuta qualificada, o diálogo, postura e reorganização do serviço de saúde, podemos refletir sobre o macro e o micro. Nas dimensões diálogo e postura que exigem atitude humanizada dos profissionais, no sentido de escutar e entender as demandas dos usuários, se estabelece o vínculo entre os pacientes e os profissionais, assim gerando uma relação de confiança que facilita a adesão ao tratamento, além disso, esta dimensão também tange às relações entre a equipe, que se tornam democráticas, estimulando a participação dos profissionais e gerando melhorias por meio de propostas coletivas.

Nessa relação de acolhimento, sendo uma atitude e técnica entre a equipe multiprofissional há abertura para troca de saberes, buscando articular conhecimentos para construção de novas soluções para as demandas emergentes. Na dimensão reorganização do serviço que expressa a organização interna dos sistemas e da política de atenção à saúde, essa gestão estratégica de ações e pessoas deve resultar em um canal efetivo de comunicação e compreensão da mensagem transmitida, em que os profissionais após elaborarem a partir das demandas o conjunto de soluções, possa resultar em mudanças significativas de aprimoramento dos serviços e de motivação.

 
AnexoTamanho
Image icon foldeer.jpg228.57 KB

 2 COMENTÁRIOS

Emilia Alves de Sousa is offline

Oi Jéssica,

Muito legal a sua análise sobre o acolhimento, enfatizando essas importantes dimensões para produzir novos modos de gerir e novos modos de cuidar em saúde. Valeu!

Compartilho uma postagem produzida aqui na Rede que traz vários conteúdos sobre o acolhimento que pode ampliar o debate sobre o tema.

http://www.redehumanizasus.net/90050-acolhimento-vivificacao-da-producao...

AbraSUS!

Emília

José Carlos Aquino De Campos Velho is offline

Gostei de seu folder, Jessica. Creio que acolhimento é essencial para a prática médica, em quaisquer espaços onde ela se dê. E humanização passa pelo cuidado com cada ser humano, particularmente aquele que, fragilizado, busca os serviços de saúde. Sobretudo no serviço público de saúde. Se tiver oportunidade, leia o post em nosso site que fala do conceito da Medicina sem Pressa. Acredito que tem relação com sua proposta. http://slowmedicine.com.br/essencial-conceito/

Últimos posts promovidos


patrinutri is offline
2votos

I ENCONTRO SOBRE O PAPEL DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, NEONATAL E OBSTETRIZES NA SAÚDE CATARINENSE

01/06 a 02/06

 

Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Prainha, Florianópolis, SC

Carga horária: 16 horas

Ministrante (s): ROBERTA KELLY DE FREITAS SALVADOR, CAROLINE DE OLIVEIRA FERREIRA IGUCHI, TATIANA BENINCÁ, ROSIMEIRE PEREIRA BRESSAN BATISTA, KLEYDE VENTURA DE SOUZA, LUCIANE DA SILVA D`AVILA, JOYCE GREEN KOETTKER, LETÍCIA COLOSSI, SOLIANE SCAPIN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimos posts comentados


paulo figueiredo is offline
3votos

Acessibilidade mais acessível.....