XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno – ENAM IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável – ENACS Inicia hoje em Florianópolis SC

7 votos

 

Mensagem de Boas Vindas

É com imensa alegria que a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil) realiza o XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno em Florianópolis, Capital de Santa Catarina. Com suas ricas belezas naturais Florianópolis encanta todos que a visitam. Em 2013, foi eleita pela revista Condé Nast Traveller, como a cidade mais amigável do mundo para receber turistas, e no mesmo ano, como a capital mais desenvolvida do país, segundo resultado da pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desde 1991, a Rede IBFAN Brasil, em parceria com grupos de mães e outras entidades ligadas à área da saúde, realiza o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que é um evento de âmbito nacional voltado para a atualização e o debate amplo sobre o aleitamento materno em defesa das crianças pequenas a uma alimentação saudável desde o nascimento. Considerado tradicional no calendário de eventos científicos do país, ao longo de sua trajetória tem construído e consolidado um espaço de discussão, reflexão, troca de saberes e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos, grupos de mães, agentes comunitários de saúde e estudantes, pautando-se nas múltiplas dimensões que envolvem a prática de amamentar. A partir de 2010 passamos a incluir no evento discussões que abordam também as práticas de alimentação complementar, levando em conta que as recomendações científicas para a boa alimentação infantil são: aleitamento continuado depois do sexto mês com a introdução de alimentação complementar saudável até pelo menos o segundo ano de vida, e amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. Assim, este será o IV ENACS (Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável).

O tema central deste XIV ENAM e IV ENACS – “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Sustentabilidade no Século XXI” foi pensado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas ligações com o aleitamento materno, fazendo conexões diretas com a nutrição sustentável e a segurança alimentar; a saúde sustentável e o sistema de saúde; a sustentabilidade do meio ambiente e a mudança climática; e a produtividade, trabalho e o “empoderamento” das mulheres. Portanto, sejam todos muito bem vindos para esse período de debate, construção e fortalecimento de conhecimentos. Aproveitem a hospitalidade da Ilha da Magia, conhecendo as suas belezas naturais e sua cultura.

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos
Presidente do XIV ENAM e IV ENACS 2016 e membro da Rede IBFAN Brasil

Fabiana Swain Müller
Coordenadora da Rede IBFAN Brasil

Marina Ferreira Rea

Coordenadora da Comissão Científica do XIV ENAM e IV ENACS 2016 e membro da Rede IBFAN Brasil

 

Edições Anteriores:

Desde 1990, a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil – realiza o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), sistematizado como evento bianual, a partir de 1994 que acontece em diferentes estados brasileiros e congrega especialistas em aleitamento materno de todo o país, gestores das várias esferas do Sistema Único de Saúde, órgãos e entidades de defesa da criança e do consumidor e grupos comunitários de mulheres, entre outros participantes (qualquer cidadão interessado no assunto).

Veja onde ocorreram as edições anteriores:
1990 – Niterói (RJ)
1991 – Camaquã (RS)
1994 – Recife (PE)
1996 – Brasília (DF)
1998 – Londrina (PR)
2000 – Belo Horizonte (MG)
2002 – Salvador (BA)
2004 – Cuiabá (MT)
2006 – Porto Alegre (RS)
2008 – Belém (PA)
2010 – Santos (SP)
2012 – Fortaleza (CE) 
2014 – Manaus (AM)

Conheça a programação completa do evento:

https://www.enam.org.br/programacao/index.php#topo