VISÃO DE UM MÉDICO SOBRE O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

6 votos

           

           A origem do ACS parece ter sido na Rússia dos Czares no Sec. XVIII quando foi criada a figura dos feldsher, que significa barbeiro do campo, inicialmente cuidavam da higiene e saúde das tropas imperiais ,posteriormente servindo a população civil.

           Outra teoria que teria se originado na China , sendo conhecidos como “Médicos de Pés Descalços”, no início dos anos 1950.

           No Brasil a primeira experiência  com ACS se deu no Ceará em 1987, com o objetivo de criar oportunidade de emprego para mulheres na área de seca e contribuir para a queda da mortalidade infantil, priorizando saúde da mulher e da criança, surgindo também o PSF no Ceará nos mesmos moldes em 1994.

          O ACS resultou da criação do PACS (Programa dos Agentes Comunitários de Saúde) em 1991 como parte de construção do SUS estabelecida por norma constitucional em 1988.

          O ACS faz por fazer parte da comunidade é o primeiro a saber condições de saúde, problemas, drogadição , se sensibilizar, sendo o elo entre o usuário (paciente) e a equipe da ESF.

          Vinda de uma medicina extremamente elitizada, aprendi com o ACS nos mínimos gestos, atos, a ententer toda uma problemática, situação e conflitos da vida diária de uma população.

          Querendo “salvar”o mundo, tirar o morador em Situação de Rua da rua, com a Renata aprendi que às vezes a Situação de Rua , para alguns é realmente um lar ?! Que a minha verdade é minha, deixar para o outro o que é do outro, sem em nenhum momento deixar de praticar a Empatia.

          Com a Malu, aprender o que é ser Forte e ser Resiliente, ter um mundo e linguaguem própria, contato e conquistas peculiares com usuários.

          Com Grazi a Fé, persistência, nada é impossível, a vaga na regulação se torna próxima e possível.

          Com a Vivi o comprometimento, trabalho perfeito, o NÃO desistir.

           A Denise o novo, a calma, a mansidão, a conquista dos mais difíceis , e o sorriso para o não.

          A Jaq a alegria, riso largo, tristeza não faz parte da sua agenda.

          Então A ESF é o médico, o enfermeiro ? É principalmente o ACS, que ouve , que busca, que aconselha, que fala de suas experiências, que traz para a equipe, que faz, que acontece.

          O ACS teve grande importância  em minha vida,  me ensinou a crescer, a me descobrir realmente como ser médica, a me humanizar mais, a não julgar, e a me tornar uma pessoa melhor.