Linhas de Cuidado

5 votos
 
     Linhas de cuidados são  os fluxos de assistência organizados  de modo a atender as necessidades do usuário .Elas  desenham o  caminho percorrido  por esse usuário dentro e até fora da rede,quando  procura a assistência social   por exemplo. 
    Essa Linha de Cuidado é acionada por meio do Projeto Terapêutico Singular, que é um conjunto de ações   pensadas  especialmente para resolver o problema de saúde daquele indivíduo .
    De acordo com o que foi indicado nesse  Projeto Terapêutico, o profissional de saúde orienta esse usuário a buscar na rede aqueles serviços e ações que melhor  resolveriam seu problema. 
     A Linha  de Cuidado  trabalha sob a ótica da integralidade da assistência, oferecendo ações preventivas , curativas e de reabilitação. O usuário poderá acessar inclusive os serviços das diferentes densidades tecnológicas, incluindo visitas realizadas pela Estratégia Saúde da Família . Estes serviços  deverão ser ofertados de forma humanizada, com base no Acolhimento ,  estabelecimento de um Vínculo com esse usuário e Responsabilização por seu problema. Portanto para que essa Linha de Cuidado ocorra, é necessário uma reestruturação do processo de trabalho para que atuem com base nessas diretrizes, de modo que as incorporem em sua rotina.
    A montagem da linha de cuidado se dá primeiramente pela pactuacão entre os gestores da unidade e os gestores municipais,   que atuarão   em conformidade com a regionalização da Rede . Deve também ser estabelecido um acordo de funcionamento entre as chefias, gerências e  coordenações ,  em relação a organização do fluxo, além de um pacto interno de gestão, que é fundamental nesse processo .Esses pactos são firmados sobre o princípio de que toda a Linha de Cuidado deve estar voltada  às necessidades do usuário e não para a oferta de serviços, assegurando desse modo o seu acesso.