Semana Integradora de Disciplinas mobiliza professores e estudantes do Curso de Medicina, de 22/08 a 01/09 de 2016, com utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na UNOESTE

Primary tabs


9votos

Semana Integradora de Disciplinas mobiliza professores e estudantes do Curso de Medicina, de 22/08 a 01/09 de 2016, com utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na UNOESTE

Alex Wander Nenartavis is offline

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) serviu como alicerce para realização das atividades desenvolvidas pelos docentes do Curso de Medicina da UNOESTE na Semana Integradora de Disciplinas, de 22 de Agosto a 01 de Setembro de 2016. Os casos fictícios envolvendo aspectos biopsicossociais foram planejados para desenvolvimento em pequenos grupos de, no máximo 12 estudantes, coordenados por um facilitador. A integralidade, como Princípio do Sistema Único de Saúde direciona os trabalhos, que utilizam Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista. Os problemas estimulam a pesquisa, discussão e reflexão acerca de situações com peso epidemiológico, com valorização de aspectos sociais e psicológicos, com integração das disciplinas do primeiro ao sexto termos do Curso Médico, na intenção de facilitar a assimilação do estudante e de trazer, para a realidade, o conteúdo teórico, com base na Aprendizagem Significativa do autor David Ausubel. A atividade ocorre a partir de um caso clínico, exposto no primeiro dia da semana. Os estudantes, com a ajuda dos facilitadores, após a busca na biblioteca e em referências científicas atualizadas constroem o novo aprendizado, refletindo sobre a realidade local de Presidente Prudente e região.
Referências:
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no 3 de 20 de junho de 2014. v. 2014, p. 1–14, 2014.
CEZAR, P. H. N. et al. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 298–303, 2010.
MARIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 13–20, 2010.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Dayane Ferreira de Melo is offline
6votos

Seminário Artrites GARCE-CE - Conhecendo tecnologias de tratamento

O GARCE - CE convida a todos os pacientes para o evento "Seminário Artrites - Conhecendo tecnologias de tratamento" que será realizado dia 29/07/2017, das 13:30 às 17:00h, no Hotel Mareiro, localizado na Av. Beira Mar, nº 2380, Meireles - Fortaleza - CE.

Últimos posts comentados


Sabrina Ferigato is offline
6votos

SUS na em debate na UFSCAR

Na última quarta feira, dia 21 de junho, estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCAR debateram o SUS a partir do relato da experiência de gestores, trabalhadores e usuários que narraram os limites e potencialidades do seu encontro com o Sistema Único de Saúde.

Aline Moura, terapeuta ocupacional do NASF de São Carlos; Gisele Giovanetti, articuladora da Saúde Mental de São Carlos e Raphael Travia, ciberativista e usuário do Caps de Joinville foram os convidados que dispararam o debate na disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por Sabrina Ferigato com apoio de Rodrigo Alves.