Semana Integradora de Disciplinas mobiliza professores e estudantes do Curso de Medicina, de 22/08 a 01/09 de 2016, com utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na UNOESTE

Primary tabs


9votos

Semana Integradora de Disciplinas mobiliza professores e estudantes do Curso de Medicina, de 22/08 a 01/09 de 2016, com utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na UNOESTE

Alex Wander Nenartavis is offline

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) serviu como alicerce para realização das atividades desenvolvidas pelos docentes do Curso de Medicina da UNOESTE na Semana Integradora de Disciplinas, de 22 de Agosto a 01 de Setembro de 2016. Os casos fictícios envolvendo aspectos biopsicossociais foram planejados para desenvolvimento em pequenos grupos de, no máximo 12 estudantes, coordenados por um facilitador. A integralidade, como Princípio do Sistema Único de Saúde direciona os trabalhos, que utilizam Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista. Os problemas estimulam a pesquisa, discussão e reflexão acerca de situações com peso epidemiológico, com valorização de aspectos sociais e psicológicos, com integração das disciplinas do primeiro ao sexto termos do Curso Médico, na intenção de facilitar a assimilação do estudante e de trazer, para a realidade, o conteúdo teórico, com base na Aprendizagem Significativa do autor David Ausubel. A atividade ocorre a partir de um caso clínico, exposto no primeiro dia da semana. Os estudantes, com a ajuda dos facilitadores, após a busca na biblioteca e em referências científicas atualizadas constroem o novo aprendizado, refletindo sobre a realidade local de Presidente Prudente e região.
Referências:
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no 3 de 20 de junho de 2014. v. 2014, p. 1–14, 2014.
CEZAR, P. H. N. et al. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 298–303, 2010.
MARIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 13–20, 2010.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Raquel Torres Gurgel is offline
7votos

Dá pra ter uma mostra Saúde É Meu Lugar na sua cidade.

Há três ou quatro meses, divulgamos aqui a Mostra Saúde É Meu Lugar – um projeto da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública que busca dar visibilidade ao trabalho de quem atua na Atenção Básica, nos territórios.

Últimos posts comentados


Comitê Médio Vale is offline
4votos

Inicia se a série de oficinas Microrregionais de Humanização do Médio Vale do Itajaí!

 

A primeira acontecrá em Brusque SC no dia 24 08 2017.

A proposta foi construida pelo Comitê Regional de Humanziação do Médio Vale do Itajaí em parceria com o CIES (Comissão Integração Ensino e Serviço do Médio Vale do Itajaí) e com apoio da CIR (Comissão Intergestores Regionais do Médio Vale do Itajaí).