Simulação da coleta de Papanicolaou utiliza princípios do HumanizaSUS na Faculdade de Medicina da UNOESTE de Presidente Prudente, SP.

7 votos

O HumanizaSUS coloca em prática os preceitos da Política Nacional de Humanização (PNH). A Faculdade de Medicina do Oeste Paulista aposta na simulação de atividades a serem desenvolvidas nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Dessa maneira busca realizar atividades simuladas em ambiente protegido que ocorrem no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) no Campus I da Universidade. O HumanizaSUS se alicerça em três principais princípios: 1) A Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde que se refere a práticas interdependentes e complementares. A incorporação da humanização deve ocorrer considerando-se tal entendimento. 2) A Transversalidade que se trata de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde. 3) Autonomia e protagonismo dos sujeitos que têm relação com a co-responsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão. A Professora Magda Luzia Neves, que trabalha no Programa de Prática Médica (PPM) do Curso de Medicina da UNOESTE é responsável por organizar a atividade simulada que prepara os estudantes do 3º termo para realização da Coleta de Papanicolaou nas ESFs. A facilitadora divide a abordagem da coleta da Colpocitologia Oncológica em 4 eixos, de acordo com as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014. No Eixo da Atenção Individual é ressaltada a importância do exame para prevenção de problemas futuros na vida sexual e reprodutiva. No eixo da Saúde Coletiva os estudantes refletem sobre a importância epidemiológica da realização da coleta. No eixo dos Processos de Trabalho em Saúde, os aprendizes entendem que existe a necessidade de escuta qualificada e acolhimento da usuária do SUS, antes da realização do exame. No eixo da Educação em Saúde é abordada a importância do retorno anual da usuária do SUS, visando à criação de ambientes saudáveis. Os estudantes têm avaliado positivamente a atividade simulada de coleta de Papanicolaou realizada no LHabSim da UNOESTE.

Referências:

Política Nacional de Humanização. Disponível em: https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/231-sas-raiz/humanizasus/l1-humanizasus/12417-principios. Consulta em 10 11 2016, às 15h 49min.

Política Pública de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Disponível em: https://www.spm.gov.br/assuntos/saude-integral-da-mulher, acesso em 10 11 2016, às 15h 54min.