Choking Game: o jogo da asfixia

5 votos
          O recente falecimento do adolescente Gustavo Detter, em função do jogo da asfixia, chocou e impôs alguns questionamentos ao país inteiro. Isso porque tal tragédia evidenciou o quanto os nossos jovens estão exposto ao lado obscuro da rede mundial de computadores. O Choking Game não tem feito vítimas apenas no Brasil, mas também pelo mundo inteiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o jogo da asfixia já causou cerca de 80 mortes.
          No jogo da asfixia, os participantes são desafiados a recorrerem a objetos que cortem o fornecimento de oxigênio para o cérebro até que ocorra o desmaio. Posteriormente a isso, os “jogadores” acordam eufóricos. Infelizmente, assim como ocorreu com Gustavo Detter, muitos jovens não retornam após o desmaio. Segundo Claudio Tinoco, cardiologista do Hospital Pró-Cardio, a falta de oxigenação no organismo pode causar parada cardíaca ou lesão no cérebro com sequelas permanentes. Em casos mais críticos, ocorre a morte cerebral.
          As características próprias do período da adolescência tornam os jovens mais suscetíveis a desafios de risco. Além disso, o modismo e a supervalorização das opiniões dos amigos acabam, constantemente, fazendo com que o jovem sinta a necessidade de tentar provar aos colegas o quanto pode ser infalível. Diante disso, cresce o compromisso não somente dos pais, mas também o compromisso da comunidade inteira com os jovens. Segundo Gabriela Malzyner, psicanalista e professora do Centro de Estudos Psicanalíticos, os pais são os responsáveis pelos filhos, mas todos precisam estar atentos aos sinais emitidos pelos jovens.
          Portanto, para poder agir contra a disseminação dos jogos de risco, como o jogo da asfixia, por exemplo, faz-se necessário que pais e filhos consigam desenvolver, na relação familiar, um vínculo de confiança mútua. Além disso, é preciso também que a comunidade não assuma uma postura omissa diante dos perigos de determinados jogos online. Ao adotarmos tais posicionamentos, poderemos ir desarmando, por meio do diálogo, as armadilhas do lado obscuro da rede mundial de computadores.