Em construção: Documento Orientador de Boas Práticas de Parto e Nascimento no Médio Vale do Itajaí

5 votos

 

O grupo Condutor da Rede Cegonha do Médio Vale do Itajaí segue em seus propósitos de ativar cada vez mais a rede de atenção no sentido de favorecer as Boas Práticas de Parto e Nascimento da região.

Diante deste desafio criou uma estratégia de envolver cada vez mais as instituições hospitalares, mesmo que filantrópicas e particulares para fortalecer cada vez mais as conexões deta rede, juntamente com a atenção básica dos 14 municípios envolvidos.

Para tanto organizou uma série de atividades para ativar a rede e aproximar as instituições e os parceiros envolvidos:

– Visitas técnicas do grupo condutor nas diversas instituições hospitalares que realizam atendimentos pelo SUS. Estas vistas tem calendário organizado até o final do ano quando o grupo terá visitado todas as instituições.

Esta será um visita com caráter de aprendizagem dos membros deste coletivo não tendo de modo nenhum caráter fiscalizatório ou qualquer outro procedimento neste sentido.

– Seminário de Boas Práticas de Parto e Nascimento que acontecerá no próximo dia 20 10 2016 em Blumenau.

Para o seminário o grupo apresentará a construção de um documento indicativos das Boas Práticas para a região e os hospitais apresentarão o que vem sendo realizado neste sentido no dia a dia dos serviços.

Acreditamos que esta aproximação será um ativador desta rede e uma união de forças para superarmos os desafios para consolidação das práticas humanizadoras e respeitosas no parto e nascimento, como já estão sendo realizadas no pré natal na atenção básica.