Formação em Gestão em Saude Coletiva

9 votos

Prezados,

Estou buscando revisar e sanar as inquietações que me acompanharam durante minha formação no curso de Gestão em Saúde Coletiva pela UnB. Será que os demais alunos e profissionais compartilham dessas inquietações? A partir dessa discussão pretendo acumular subsídio e argumentação para o meu TCC e assim, de alguma forma contribuir com toda a comunidade da Saúde Coletiva.

“Os conceitos relacionados à saúde, medicina social, saúde pública e saúde coletiva têm sido discutidos em textos científicos, exaustivamente em aulas dos cursos afins e entre estudiosos do assunto. No entanto, tais termos ainda causam polêmica, por não haver consenso entre os próprios trabalhadores da área, e trazem certa confusão para estudantes dos novos cursos de Saúde Coletiva e estudantes da área de saúde, sem falar da dificuldade de entendimento dos referidos termos para a população em geral.

A Saúde é campo emblemático. Se todos são a favor da saúde, porque parece estar sempre em crise? Há algo em torno da teoria e da prática que a faz andar em círculos. A crise parece ser contínua e contínuo o campo de luta pela saúde como direito. No lado oposto temos ideologia dissimulada, entrelaçada com o modo de produção capitalista, que permeia pensamentos e ações e distorce a entrega do que seria “o mais completo estado de bem-estar”.

Minhas inquietações:

A) O conceito de Saúde e o conceito de Saúde Coletiva que cada profissional adota influencia na qualidade da saúde que entrega à população?

B) Os conceitos de Saúde e de Saúde Coletiva já são suficientemente discutidos na formação dos profissionais na área de saúde?

C) Para voce o que é Saúde, o que é Saúde Coletiva?

C) De que forma conhecer com mais profundidade a historia e evolução desses conceitos faria diferença na atuação profissional?