Pesquisa sobre gestão da comunicação em equipamentos públicos de saúde

12 votos

Olá! Meu nome é Paulo Pistili, sou pesquisador e coordenador do projeto SMS Social, que tem como principal objetivo potencializar a relação entre determinada instituição, grupo ou rede com seu público, a aplicação SMS Social é uma ferramenta de gestão de contatos e envio de mensagens do tipo SMS (mensagem de texto) e uma metodologia de gestão da comunicação para equipamentos públicos.  

 

 

Com o enfoque principal na área social é uma ferramenta pensada para gestores e profissionais que trabalham com diferentes políticas públicas e que precisam de um veículo de comunicação direto com seu público. É também um disparador de modos de operar a gestão da comunicação de políticas públicas.

 

O SMS é entendido neste projeto como um canal de comunicação direto, personalizável e de fácil acesso, principalmente para públicos que não possuem acesso à internet, possuem acesso limitado à internet, ou não possuem telefone fixo. Dados da pesquisa CETIC.BR (2014) sobre uso de tecnologias de informação e comunicação indicam que:

 

O projeto SMS Social, desenvolvido por pesquisadores da UFSCar e UFG em parceria com a Rede Humaniza SUS está realizando uma pesquisa sobre a gestão da comunicação,  (gerenciamento do fluxo de trocas de informações, experiências e saberes entre sujeitos) em equipamentos públicos de saúde (unidades básicas de saúde, hospitais públicos, unidades de pronto-atendimento, etc), com foco no uso de dispositivos móveis (celulares e tablets). A pesquisa faz parte do projeto de desenvolvimento da metodologia SMS Social de gestão da comunicação para políticas públicas, e convida gestores, trabalhadores e demais usuários do SUS à responderem um rápido questionário.

O objetivo desta pesquisa é mapear como se opera a comunicação entre gestores,  profissionais de saúde, e demais usuários de equipamentos e/ou políticas públicas de saúde: quais os conteúdos? Como é feito o planejamento e a gestão das ações de comunicação nos espaços em que atua?

O questionário foi pensado para dois tipos de público: gestores/profissionais de saúde e usuários dos equipamentos de saúde, logo no primeiro item do questionário, você poderá escolher seu perfil e será redirecionado para a seção de perguntas específicas. Desde já obrigado pelo apoio!

Responda o formulário abaixo ou clique no link para acessar em outra página: [Questionário]

 

 

 

Veja o vídeo de apresentação do projeto:

 

 

 

Saiba mais sobre o projeto no site: https://smssocial.gi.fic.ufg.br