Ouvidoria do SUS: uma ferramenta para a participação social

5 votos

 

A ouvidoria do SUS é um espaço para demacratização, lá o usuário pode fazer uma Denúncia; Reclamação; Solicitação; Pergunta; Elogio ou Sugestão. Desta forma a Secretaria do Estado de Saúde pode analizar as informações e dar uma resposta ao usuário, além disso consegue usar essas informações para melhorar a qualidade do serviço prestado. A participação social por meio desses mecanismos permite que o sistema se adeque cada vez mais às nossas necessidades dando espaço à escuta.

O que pode ser feito na Ouvidoria?

Denúncia: Quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde. Ex: cobrança de procedimento, negligência médica. 
Reclamação: Quando se quer relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos. 
Solicitação: Quando se requer acesso a atendimento ou ações e/ou serviços de saúde. Ex: necessidade de tratamento médico, medicamento. 
Pergunta: Quando se busca uma instrução, orientação, esclarecimento, ou ensinamento relacionado à saúde. Ex: informações sobre doenças, programas, campanhas. 
Elogio: Quando se quer demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS. Ex: bom atendimento. 
Sugestão: Quando se quer propor ação considerada útil à melhoria do SUS. Ex: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde.