Assistência Farmacêutica

Primary tabs


5votos

Assistência Farmacêutica

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

A Assistência Farmacêutica é composta pelo conjunto de ações com vistas à promoção, proteção e recuperação da saúde, nos âmbitos individuais e coletivos, visando o medicamento como principal insumo e como objetivo o seu acesso e uso de forma racional. No Sus, os medicamentos que encontram-se disponíveis para a população podem ser consultados através da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais(Rename), Disponível em:< http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/0DAF/RENAME2014ed2015.pdf >. Essa lista foi criada através do Decreto de nº 7.508/11, e pode ser consultada para saber se os insumos necessários são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde.  

Para melhor organização, os medicamentos encontram-se distribuídos em 3 componentes, sendo eles: 

  • Componente Básico - Medicamentos e insumos que são utilizados na atenção primária e que o acesso é feito pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios onde habitam os usuários; 

  • Componente Estratégico - Composto pelos medicamentos para o tratamento de doenças que são problemas de saúde pública e estão contidos em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, baseados em protocolos e normas específicas, como por exemplo diabetes e hipertensão, 

  • Componente Especializado – Tem como objetivo principal a garantia da integralidade do tratamento feito por medicação, em todas as fases evolutivas das doenças contempladas, em nível ambulatorial. 

 

 

Assim, é importante organizar a dispensação de medicamentos, bem como auxiliar quanto ao seu uso correto, tendo em vista que são gastos mais de 40% do orçamento total da saúde com medicação. Vale ressaltar também que é fundamental que a avaliação de tecnologias deva estar atualizada, para evitar que equipamentos e medicações obsoletas continuem a ser comprados.

Fonte: Portal da Saúde.

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Raphael Henrique Travia is offline
5votos

"Nós" da RedeHumanizaSUS fazendo história na 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde

No dia 19.04.2016 fiz logo cedo o credenciamento da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde para poder escolher as mesas das quais iria participar.

Últimos posts comentados


cleusapavan is offline
10votos

PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: COMO ANDA O IMAGINÁRIO SOCIAL DA PERIFERIA DE SÃO PAULO

Quem trabalha ou se interessa pela temática da produção de subjetividade no contemporâneo, mais especificamente, no Brasil de 2017, vai encontrar dados muito instigantes na pesquisa recém saída do forno da Fundação Perseu Abramo: “Percepções e valores políticos nas periferias de São Paulo”.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que, com categorias originais, nos aproximamos de uma construção analítica passível de nos surpreender imensamente.