Atenção Hospitalar

Primary tabs


5votos

Atenção Hospitalar

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

Atenção Hospitalar, no SUS, é oferecida de acordo com a demanda levantada, de tal forma que seja assegurado o atendimento daqueles que dela necessitam. Sua forma de organização se dá através de equipes multiprofissionais, com cuidados integrais e que se estendam de forma horizontal sobre as necessidades de saúde da população, regulando o acesso e a qualidade da assistência prestada aos usuários e usuárias. 

Baseado na Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), foram construídos 6 eixos temáticos para melhor organização, são eles:  

  • Assistência Hospitalar; 

  • Gestão Hospitalar; 

  • Formação; 

  • Desenvolvimento  e Gestão da força de trabalho; 

  • Financiamento; 

  • Contratualização. 

Assim, fica pactuado que essas categorias serão responsabilidades dos entes federais, estaduais e municipais. Para que isso funcione da maneira adequada, está contido, também, na Política que esses serviços hospitalares devem se articular com os outros serviços contidos na rede de saúde, de modo que o cuidado se configure de maneira integral e resolutiva.  

O financiamento dessa atenção fica como responsabilidade dos 3 entes federados, e para otimizar recursos é possíveis realizar pactuações com o objetivo de melhorar o serviço e garantir que a parcela da população usuária tenha acesso efetivo e esse seja de boa qualidade. O Decreto de nº 6.170/2007, sistematiza como poderá ser feito o repasse de recursos da União à convênios e também dá outras providências. Além do decreto, há também a Portaria nº 507 Interministerial, que regula os convênios, os contratos de repasse, bem como os termos de cooperação, que envolvam tranferência de recursos financeiros advindos do orçamento da União e da Seguridade Social.

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Nilciany Camargo is offline
9votos

Atenção Domiciliar - Tire suas dúvidas AO VIVO • 24/03 • 10h e 14h

O Formação em Debate desta sexta-feira (24/03) vai falar sobre Atenção Domiciliar com a participação da Dra. Fernanda de Carvalho Affonso, Supervisora Médica do Programa Melhor em Casa do Hospital São Luiz Gonzaga – Santa Casa de São Paulo.

A transmissão é pelo Canal Profissional, nas TVs das Unidade de Saúde do município de São Paulo em dois horários: às 10h e às 14h.

Últimos posts comentados


Emilia Alves de Sousa is offline
12votos

ESTUDO DO MANEJO DA PRÉ-ECLÂMPSIA E ECLÂMPSIA COM EVOLUÇÃO PARA O ÓBITO MATERNO NA MDER

O Instituto Fernandes Figueira – IFF/Fiocruz priorizou a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, como campo de pesquisa para um estudo sobre o manejo da Pré-eclampsia e Eclampsia com evolução para o óbito materno.

A pesquisa está sendo realizada pela Enfermeira Paranaense Luciana Ferreira, mestranda do Instituto Fernandes Figueira/FioCruz

A pesquisadora esteve realizando coleta de dados na MDER entre os dias 10 e 18-02. Os trabalhos foram Iniciados com uma apresentação do PROJETO aos gestores e cuidadores da maternidade.