GESTÃO PARTICIPATIVA E COGESTÃO – MELHORANDO A SAÚDE DA POPULAÇÃO

6 votos

A participação Social

O SUS foi pensado para que a população tivesse voz nos serviços de saúde, afinal, quem conhece mais a demanda de saúde da população do que a própria população? Essa participação pode ser dar principalmente pelos Conselhos de Saúde que deliberam estratégias e metas em saúde, alem do controle sobre os gastos, fiscalização, dentre outros.

O problema então seria a Gestão Vertical, ou seja, aquela em que o Gestor toma a decisão, e o serviço apenas acata. Mas será que o gestor consegue identificar sozinho a demanda de saúde da população?

Cogestão e Gestão Participativa

O significado de Cogestão é a gestão compartilhada portanto mais democrática, em que sejam levadas em conta na hora da tomada de decisão, as opiniões dos usuários, população e profissionais da saúde.

Usuários: Quando se utiliza os serviços, você vive as dificuldades dia-a-dia e portanto sabe o que pode ser melhorado. Da mesma força, quando se percebe serviços que trazem melhorias, o usuário pode valoriza-lo. Alem de saber as demandas específicas de cada bairro.

Profissionais da Saúde: Quem está no serviço sempre terá uma visão característica que pode melhorar o serviço.

Ao levar essa experiência para a tomada de decisão, o gestor  potencializa suas decisões que irão realmente atingir as necessidades de saúde.

Esse vídeo é uma experiência de como a gestão compartilhada potencializa a resolutibilidade.

 

 

Essa nova forma de Gestão, efetiva o SUS que queremos, porque diminui as chances de erro na hora de tomar decisões que impactam a saúde da população. Ela deve ser valorizada e aplicada a toda a gestão do SUS. É importante que a sociedade tenha papel ativo na construção e valorização desse espaço. O SUS é melhor com participação Social.

 

Em 2009 o Ministério da Saúde publicou um caderno sobre a Gestão Participativa e a Cogestão no SUS. Se vocês quiserem saber mais, entrem no link e divirtam-se. : https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestao_participativa_cogestao.pdf

 

AbraSUS