Rede de Urgência e Emergência

Primary tabs


7votos

Rede de Urgência e Emergência

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

A rede de Urgência e Emergência busca acolher aqueles cidadãos com problemas de saúde que necessitam de atendimento imediato, e que, provavelmente o atraso dessa assistência causará agravo na condição do usuário. Para isso eles se organizam em um arranjo composto por:

- Atenção primária: Unidades Básicas de Saúde;

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais serviços 24h;

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

- Hospitais voltados ao atendimento de urgências – SOS Emergências.

Esse serviço possui uma ampla gama legal de portarias que são essenciais para o seu devido funcionamento. São elas:

·         Portaria nº 1.601/11 - Contém as diretrizes para regular o funcionamento da UPA 24h e os demais serviços de urgência da Rede de Urgências, baseado na Política Nacional de Atenção às Urgências;

·         Portaria nº 1.600/11 - Estabelece a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde;

·         Portaria nº 2.026/11 - Institui diretrizes para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como da sua central de Regulação Médica;

·         Portaria nº 2.029 - Institui o cuidado em domicílio no SUS.

Para que essa rede realmente funcione é imprescindível que haja uma comunicação entre os serviços, por exemplo, em visita técnica feita ao SAMU-DF pude presenciar que há articulação com o Corpo de Bombeiros, a fim de evitar que em acidentes os dois sejam acionados e encaminhem equipes para o local, nesse sentido eles dialogam entre si e apenas um serviço é enviado ao local. 

 2 COMENTÁRIOS

Laisa Sousa is offline

O SAMU é um serviço muito importante para a sociedade, pois as ações e serviços dele salvam vidas. A existência do SAMU aéreo colabora de uma forma significativa para que os atendimentos sejam mais rápidos e qualificados. 

No seguinte link há a reportagem de quando foi lançado o SAMU aéreo no Piauí: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/05/samu-aereo-e-lancado-e-tera...

Iara Castro is offline

Boa noite!

Os serviços prestados são de extrema relevância para a sociedade e o SAMU pode ser acionado em casos de acidentes, diversos, trabalhos de parto, intoxicações, tentativas de suicído, maus tratos, entre outros; e o principal objetivo é intervir de formar a salvar/proteger a vida. Quando o SAMU é acionado, um médico do outro lado da linha orienta quem entrou em contato até que a viatura chegue ao local do incidente, podendo, assim, diminuir os riscos aos quais o usuário pode estar exposto.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is offline
6votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Fátima Couto is offline
0votos

A vida volta a sorrir...

Chica foi mais uma das muitas moradoras dos hospitais psiquiátricos brasileiros. Sua genética e história de vida lhes foram desfavoráveis e não deram a oportunidade de viver como ela merecia. Desde 08 de maio de 1984 morava no Hospital Dr. João Machado e por lá permaneceu até maio de 2016. Foram 32 anos, muito mais do que tenho de vida, vividos entres as paredes institucionais. Desses, aproximadamente 25 anos foram passados em enfermarias rotativas caracterizadas pela impossibilidade de ter um lugar para chamar de seu.