Rede de Urgência e Emergência

Primary tabs


7votos

Rede de Urgência e Emergência

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

A rede de Urgência e Emergência busca acolher aqueles cidadãos com problemas de saúde que necessitam de atendimento imediato, e que, provavelmente o atraso dessa assistência causará agravo na condição do usuário. Para isso eles se organizam em um arranjo composto por:

- Atenção primária: Unidades Básicas de Saúde;

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais serviços 24h;

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

- Hospitais voltados ao atendimento de urgências – SOS Emergências.

Esse serviço possui uma ampla gama legal de portarias que são essenciais para o seu devido funcionamento. São elas:

·         Portaria nº 1.601/11 - Contém as diretrizes para regular o funcionamento da UPA 24h e os demais serviços de urgência da Rede de Urgências, baseado na Política Nacional de Atenção às Urgências;

·         Portaria nº 1.600/11 - Estabelece a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde;

·         Portaria nº 2.026/11 - Institui diretrizes para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como da sua central de Regulação Médica;

·         Portaria nº 2.029 - Institui o cuidado em domicílio no SUS.

Para que essa rede realmente funcione é imprescindível que haja uma comunicação entre os serviços, por exemplo, em visita técnica feita ao SAMU-DF pude presenciar que há articulação com o Corpo de Bombeiros, a fim de evitar que em acidentes os dois sejam acionados e encaminhem equipes para o local, nesse sentido eles dialogam entre si e apenas um serviço é enviado ao local. 

 2 COMENTÁRIOS

Laisa Sousa is offline

O SAMU é um serviço muito importante para a sociedade, pois as ações e serviços dele salvam vidas. A existência do SAMU aéreo colabora de uma forma significativa para que os atendimentos sejam mais rápidos e qualificados. 

No seguinte link há a reportagem de quando foi lançado o SAMU aéreo no Piauí: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/05/samu-aereo-e-lancado-e-tera...

Iara Castro is offline

Boa noite!

Os serviços prestados são de extrema relevância para a sociedade e o SAMU pode ser acionado em casos de acidentes, diversos, trabalhos de parto, intoxicações, tentativas de suicído, maus tratos, entre outros; e o principal objetivo é intervir de formar a salvar/proteger a vida. Quando o SAMU é acionado, um médico do outro lado da linha orienta quem entrou em contato até que a viatura chegue ao local do incidente, podendo, assim, diminuir os riscos aos quais o usuário pode estar exposto.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192

Últimos posts promovidos


Nilciany Camargo is offline
8votos

Atenção Domiciliar - Tire suas dúvidas AO VIVO • 24/03 • 10h e 14h

O Formação em Debate desta sexta-feira (24/03) vai falar sobre Atenção Domiciliar com a participação da Dra. Fernanda de Carvalho Affonso, Supervisora Médica do Programa Melhor em Casa do Hospital São Luiz Gonzaga – Santa Casa de São Paulo.

A transmissão é pelo Canal Profissional, nas TVs das Unidade de Saúde do município de São Paulo em dois horários: às 10h e às 14h.

Últimos posts comentados


Emilia Alves de Sousa is offline
0votos

MS e UFMG promovem curso EAD sobre Atenção à Mulher em Situação de Violência

Imagem de Sebastião Moreira

Estão abertas até o dia 6 de abril próximo as inscrições para o curso de extensão “Atenção à Mulher em Situação de Violência” - modalidade Ensino à Distância (EAD). O treinamento é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto Para Elas, desenvolvido em parceria com a Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (Dapes/SAS), do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é capacitar profissionais para a abordagem da mulher em situação de violência.