Rede de Urgência e Emergência

Primary tabs


7votos

Rede de Urgência e Emergência

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

A rede de Urgência e Emergência busca acolher aqueles cidadãos com problemas de saúde que necessitam de atendimento imediato, e que, provavelmente o atraso dessa assistência causará agravo na condição do usuário. Para isso eles se organizam em um arranjo composto por:

- Atenção primária: Unidades Básicas de Saúde;

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais serviços 24h;

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

- Hospitais voltados ao atendimento de urgências – SOS Emergências.

Esse serviço possui uma ampla gama legal de portarias que são essenciais para o seu devido funcionamento. São elas:

·         Portaria nº 1.601/11 - Contém as diretrizes para regular o funcionamento da UPA 24h e os demais serviços de urgência da Rede de Urgências, baseado na Política Nacional de Atenção às Urgências;

·         Portaria nº 1.600/11 - Estabelece a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde;

·         Portaria nº 2.026/11 - Institui diretrizes para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como da sua central de Regulação Médica;

·         Portaria nº 2.029 - Institui o cuidado em domicílio no SUS.

Para que essa rede realmente funcione é imprescindível que haja uma comunicação entre os serviços, por exemplo, em visita técnica feita ao SAMU-DF pude presenciar que há articulação com o Corpo de Bombeiros, a fim de evitar que em acidentes os dois sejam acionados e encaminhem equipes para o local, nesse sentido eles dialogam entre si e apenas um serviço é enviado ao local. 

 2 COMENTÁRIOS

Laisa Sousa is offline

O SAMU é um serviço muito importante para a sociedade, pois as ações e serviços dele salvam vidas. A existência do SAMU aéreo colabora de uma forma significativa para que os atendimentos sejam mais rápidos e qualificados. 

No seguinte link há a reportagem de quando foi lançado o SAMU aéreo no Piauí: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/05/samu-aereo-e-lancado-e-tera...

Iara Castro is offline

Boa noite!

Os serviços prestados são de extrema relevância para a sociedade e o SAMU pode ser acionado em casos de acidentes, diversos, trabalhos de parto, intoxicações, tentativas de suicído, maus tratos, entre outros; e o principal objetivo é intervir de formar a salvar/proteger a vida. Quando o SAMU é acionado, um médico do outro lado da linha orienta quem entrou em contato até que a viatura chegue ao local do incidente, podendo, assim, diminuir os riscos aos quais o usuário pode estar exposto.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192

Últimos posts promovidos


deboraligieri is offline
5votos

Pré-Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde em São Paulo nos dias 16 e 17/02

Olá! Convidamos todos e todas para a reunião de articulação da Pré-Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde no dia 30 de janeiro de 2017, às 9:30h no Instituto de Saúde, Rua Santo Antonio, 590, Bela Vista, São Paulo/SP.

Últimos posts comentados


miguel angelo maia is offline
5votos

O QUE NOS CABE? O APOCALIPSE COMO ESPETÁCULO?

Em agosto de 2016 , Pablo Dias Fortes lançou um post na RHS (http://www.redehumanizasus.net/95029-o-que-nos-cabe) que, pelo vigor de uma certa convocatória, bem parecia ser algo como um desafio Ubuntu, também lançado por ele, ao qual vários na rede responderam.

Enfim, como ninguém respondeu a enigmatica questão do Pablo, volto agora com ela, meses depois, após ter visto as mais esdrúxulas coisas acontecendo mundo afora e, particularmente em nosso próprio país, que me lançaram em uma reflexão sobre a crueza deste nosso tempo sem nenhuma delicadeza.