Atenção Especializada

Primary tabs


5votos

Atenção Especializada

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

As ações da Atenção Especializada são feitas pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET, criado pelo Decreto 8065/13 e subordinado à Secretaria de Atenção à Saúde – SAS. De acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (equidade, integralidade e universalidade), serão criadas as ações e programas das temáticas da atenção especializada, como: Saúde do Homem, Saúde da Pessoa Idosa, Saúde Mental.

Apesar desse arranjo organizacional, acontece o que chamamos de gargalo de produção, que pode ser compreendido como efeito funil, onde há grande demanda e consequentemente a oferta fica escassa.

 E temos também a dificuldade de acompanhamento pelo profissional preceptor do sujeito, que ao ser atendido em um serviço de especialidade, como um cardiologista ou endocrinologista, irá solicitar que o usuário retorne após certo período, e esse agendamento será feito em uma central de regulação que fará a marcação de acordo com a disponibilidade de agenda dos especialistas, não levando em consideração a necessidade de retornar ao mesmo profissional para acompanhamento.

Assim, é importante que haja uma melhor organização do fluxo de atendimentos e do funcionamento da rede de saúde em si, de tal forma que, os usuários dos serviços de especialidades possam ter atendimento continuado com os mesmo profissionais, e minimizem os efeitos funis para que todos possam ser atendidos de forma adequada e a marcação de exames não seja tão demorada.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Christina Altmayer is offline
7votos

Puericultura em casa

A ideia é visitar as mamães recém paridas, nos primeiros 10 a 15 dias de vida do bebê ou antes quando possível. Nestas visitas avaliamos tudo, desde o ambiente, a mamada, o peso, PC, reflexos do RN, auscultas e todo exame físico do RN. É um momento de intimidade com a família onde buscamos realizar uma escuta ativa, e detectar quaisquer problemas ou dificuldades, bem como dividir com a família a alegria de um novo integrante. Envio fotos das últimas VDs realizadas com este fim.

Últimos posts comentados


Andressa Carolina de Oliveira Mundim is offline
3votos

Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental no Brasil: uma reflexão sobre o terror demonstrado no filme "Em nome da razão".

No estágio de Psiquiatria tive a oportunidade de refletir e modificar muitos conceitos que eu tinha. No estágio do CEAAD a falta de atividades produtivas e de incentivo a novos afazeres me incomodou bastante, assim como a falta de apoio a reinserção social. O CAPS Casa Verde se mostrou totalmente diferente e me surpreendeu ao desenvolver todas as atividades que no meu pensamento, deveriam ser desenvolvidas no CEAAD.