Atenção Especializada

Primary tabs


5votos

Atenção Especializada

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

As ações da Atenção Especializada são feitas pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET, criado pelo Decreto 8065/13 e subordinado à Secretaria de Atenção à Saúde – SAS. De acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (equidade, integralidade e universalidade), serão criadas as ações e programas das temáticas da atenção especializada, como: Saúde do Homem, Saúde da Pessoa Idosa, Saúde Mental.

Apesar desse arranjo organizacional, acontece o que chamamos de gargalo de produção, que pode ser compreendido como efeito funil, onde há grande demanda e consequentemente a oferta fica escassa.

 E temos também a dificuldade de acompanhamento pelo profissional preceptor do sujeito, que ao ser atendido em um serviço de especialidade, como um cardiologista ou endocrinologista, irá solicitar que o usuário retorne após certo período, e esse agendamento será feito em uma central de regulação que fará a marcação de acordo com a disponibilidade de agenda dos especialistas, não levando em consideração a necessidade de retornar ao mesmo profissional para acompanhamento.

Assim, é importante que haja uma melhor organização do fluxo de atendimentos e do funcionamento da rede de saúde em si, de tal forma que, os usuários dos serviços de especialidades possam ter atendimento continuado com os mesmo profissionais, e minimizem os efeitos funis para que todos possam ser atendidos de forma adequada e a marcação de exames não seja tão demorada.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Harete Vianna Moreno is offline
11votos

13 Razões e 50 regras: é chegada a hora de falarmos abertamente sobre o suicídio na adolescência

A série do Netflix "13 Reasons Why", estreou no final de março e causou um grande alvoroço no Brasil, especialmente pelas opiniões antagonistas, tão comuns nessa época polarizada, binarizada, dividida, em que vivemos.

Narrando a história de uma adolescente que grava em fitas cassete as 13 razões que a levaram ao suicídio, a análise de quem não indica a série baseia-se na ideia de que ela pode ser um gatilho para pensamentos suicidas, na medida em que coloca essa ação como a única saída possível.

Últimos posts comentados


Raphael Henrique Travia is offline
3votos

1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde: Direito á Informação, garantia de direito á saúde

Olá Humanautas,

Começo esta postagem voltando no tempo e no CiberespaSUS, mais especificamente quando fui apresentado pela Sabrina como Blogueiro na RHS e a Jornalista Mariella comentou que achava legal o quanto as pessoas se apropriam da RedeHumanizaSUS. É deste lugar que eu escrevo e não da cadeira acadêmica ocupada por alguém que domine as técnicas de comunicação fazendo disso sua profissão.