Centro de Reabilitação Lucy Montoro realiza Exposição Feng Shui

5 votos

 

Acontece no saguão de entrada do Centro de Reabilitação Lucy Montoro no dia 1º de junho, quarta-feira, às 10h, a Exposição Feng Shui, com painéis em acrílico produzidos por pacientes e funcionários durante Oficina Terapêutica ministrada pelo artista Dagoberto Corrêa.

A mostra, que conta com apoio da Secretaria da Cultura, permanece no Centro de Reabilitação até dia 3 de junho, seguindo logo após, ao Esmeralda Shopping, onde fica em cartaz de 6 a 12 de junho.

Partindo da prerrogativa de que a satisfação pessoal são indicadores de extrema importância para a busca da felicidade, Dagoberto Corrêa apresenta uma nova proposta de trabalho voluntário, desta vez desenvolvendo oficina de artes junto à equipe de terapeutas ocupacionais na recém-criada Oficina Terapêutica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília. Dagoberto, atuou vários anos como voluntário no Projeto HumanizaSUS, na Faculdade de Medicina de Marília, e desta vez apresenta uma proposta inédita oferecendo oficina de trabalhos Feng Shui pela primeira vez em seus cursos.

Há mais de 10 anos trabalhando e expondo neste tema, agora optou por passar sua arte a outras comunidades, em especial aos pacientes e funcionários desta instituição. Trata-se de pacientes com alguma limitação física ou intelectual, que durante alguns meses desenvolveram este trabalho, estimulando não somente a socialização entre eles, mas desenvolvendo técnicas adequadas às limitações de cada um.

Um dos maiores objetivos da oficina foi fornecer um caminho para que os pacientes se motivem e criem condições de utilizar a arte no seu dia-a-dia, após sua alta no tratamento, como uma forma terapêutica de vencer suas dificuldades e limitações. Para Dagoberto foi um trabalho desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante, pelo retorno, dedicação, resultado e a produção dos trabalhos.

Indicada para pessoas de todas as idades a arte-terapia abrange uma enorme variedade de perturbações, sejam físicas, emocionais ou psicológicas. Além de melhorar alguns sintomas, promove principalmente paz de espírito. Está indicada para diversas situações como: tratamento de depressão, stress pós-traumático, perturbações da personalidade, stress, ansiedade, fobias, entre outros. É o bem-estar através da expressão artística.

“O poder da arte de uma forma simples, a arte-terapia não é mais do que a expressão artística dos nossos pensamentos, emoções, ideias e opiniões – todos nós as temos, por isso, todos nós somos capazes de expressar e de criar, e esta criação permite um autoconhecimento e crescimento pessoal fundamental para o nosso bem-estar. Na arte-terapia, a criatividade sobrepõe-se a todo o processo psicoterapêutico, facilitando a comunicação, fomentando a capacidade de pensar, ajudando no relacionamento intra e interpessoal”, diz Dagoberto Correa, que além de artista também é professor de Fisiologia na Famema.