Círculos de Cultura debatem Humanização no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas

6 votos

Profissionais e trabalhadores da saúde que atuam no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM) participaram da Oficina Círculos de Cultura em Humanização, realizada no dia 17 de junho, das 8h às 12h, no auditório da instituição. A atividade teve como objetivo atender à demanda dos profissionais, onde a Humanização foi o assunto mais solicitado no levantamento de necessidades de qualificação.

Os círculos de cultura tiveram como tema as diretrizes Acolhimento e Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde. Ao final, os participantes apresentaram sínteses criativas sobre o processo de reflexão e as proposições geradas nos grupos.  

A proposta da oficina foi discutida durante reunião do Coletivo Ampliado de Humanização do Amazonas, sendo realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do ICAM sob a responsabilidade da Dra. Elza Fonseca – Médica Pediatra com a parceria pedagógica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), por meio da Divisão de Educação Permanente com o apoio das técnicas Denise Amorim e Anália Barbosa e da Apoiadora da PNH Ana Lúcia Raman.

Participaram da oficina 25 profissionais das mais diversas categorias e setores, entre enfermeiras, fisioterapeutas, assistentes sociais, médicas, recepcionistas, entre outros.

O ICAM é uma unidade da rede estadual de saúde do Amazonas, referência no atendimento em pediatria de média e alta complexidade e em cirurgias pediátricas de alta complexidade e neonatais. Tem capacidade para atender cerca de 130 mil pacientes ao ano, na faixa etária de zero a 18 anos.

Circulo de Cultura aborda Humanização