Política Nacional de Humanização: Acolhimento

Primary tabs


8votos

Política Nacional de Humanização: Acolhimento

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

A Política Nacional de Humanização, lançada em 2003, tem como objetivo melhorar os atendimentos oferecidos em serviços de saúde, pondo em prática os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Tal política visa promover maior diálogo entre os participantes do SUS (profissionais, usuários, gestores), e estabelecimento de relações mais horizontais e humanizadas.

Ao chegar em um serviço de saúde, a primeira etapa para termos acesso é o acolhimento, que a política traz como o reconhecimento de que o próximo tem uma necessidade de saúde que precisa ser solucionada, e por trás da queixa existe um cidadão com ciclos sociais e necessidades que podem corroborar para a situação daquela pessoa. Através do diálogo, que é uma peça fundamental no processo de humanização do atendimento, será estabelecido um vínculo, que a medida que ele for sendo fortalecido, melhor será a abertura do usuário para dar sinais sobre o que pode estar causando aquela necessidade de saúde.

Nesse sentido, surge a necessidade de aprimoramento dos prestadores de serviços do SUS, para que o processo de acolher seja qualificado. Assim sendo, é oportuno que a escuta se fundamente não apenas no habitual queixa conduta, mas sim buscar ir além, se possível observar os Determinantes Sociais que aquela pessoa possui, para uma melhor intervenção e resolutibilidade das necessidades de saúde da população.

E então HumanizaSUS, como podemos melhorar o acolhimento dentro do nosso sistema de saúde ?

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline
6votos

Acompanhamento das Violências no Estado de São Paulo: Notificação Intersetorial da Violência

 

 

 

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

CRAVI – Centro de Referência e Apoio à Vítima

 

 

 

Oficina em 24 de Fevereiro de 2017, Sexta-Feira, das 14h às 16h 

Plenária 10 do Fórum Criminal da Barra Funda 

 

 

“Acompanhamento das Violências no Estado de São Paulo: 

Notificação Intersetorial da Violência”

Últimos posts comentados


Raphael Henrique Travia is offline
0votos

CiNECAPS: O lado bom da vida na UTFPr Câmpus Guarapuava

#comunidade Hoje pela manhã (24/02/2017) recebemos no Câmpus Guarapuava a visita da equipe do CAPS II, para realizar uma matinê com exibição do filme: O lado bom da vida para os usuários da Unidade.