Política Nacional de Humanização: Acolhimento

Primary tabs


8votos

Política Nacional de Humanização: Acolhimento

Wando Francisco de Andrade Júnior is offline

A Política Nacional de Humanização, lançada em 2003, tem como objetivo melhorar os atendimentos oferecidos em serviços de saúde, pondo em prática os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Tal política visa promover maior diálogo entre os participantes do SUS (profissionais, usuários, gestores), e estabelecimento de relações mais horizontais e humanizadas.

Ao chegar em um serviço de saúde, a primeira etapa para termos acesso é o acolhimento, que a política traz como o reconhecimento de que o próximo tem uma necessidade de saúde que precisa ser solucionada, e por trás da queixa existe um cidadão com ciclos sociais e necessidades que podem corroborar para a situação daquela pessoa. Através do diálogo, que é uma peça fundamental no processo de humanização do atendimento, será estabelecido um vínculo, que a medida que ele for sendo fortalecido, melhor será a abertura do usuário para dar sinais sobre o que pode estar causando aquela necessidade de saúde.

Nesse sentido, surge a necessidade de aprimoramento dos prestadores de serviços do SUS, para que o processo de acolher seja qualificado. Assim sendo, é oportuno que a escuta se fundamente não apenas no habitual queixa conduta, mas sim buscar ir além, se possível observar os Determinantes Sociais que aquela pessoa possui, para uma melhor intervenção e resolutibilidade das necessidades de saúde da população.

E então HumanizaSUS, como podemos melhorar o acolhimento dentro do nosso sistema de saúde ?

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is online
8votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Sebastian Freire is offline
1votos

Escola Nacional de Saúde Pública lança novo portal de educação a distância

Há 19 anos atuando na formação e qualificação de profissionais que atuam na saúde e áreas afins, a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (EAD/Ensp/Fiocruz) está com um novo portal.