É na Rede que a gente fortalece cada espaço de atendimento: Diretamente de Lages, novos vínculos e acolhimento

9 votos

Participei nos dias 15 e 16 de Junho de 2016 do 2º Simpósio da RAPS Serra Catarinense: Fortalecimento individual em cada espaço de atendimento em Lages-SC.

Ao chegar no local do simpósio me deparo com um salão de festa decorado com motivos juninos onde haviam mesas circulares com aproximadamente 10 cadeiras cada, acomodando as pessoas e desfazendo a “lógica de auditório” mais comum em eventos da mesma natureza.

.

Havia o túnel do sofrimento que buscava disparar os primeiros diálogos nos grupos através da Terapia Comunitária com o objetivo que cada pessoa se colocasse no lugar do usuário que experimenta o sofrimento psíquico.

Eram quase onze horas da manhã e o Nasser, Coordenador  Municipal de Saúde Mental de Joinville fez a sua fala do meio do salão indo de um lado ao outro entre as mesas.  Os expectadores ansiavam pelo compartilhamento de informações que pudessem contribuir com a melhoria de seu  trabalho.

O público era formado por trabalhadores de saúde mental, atenção básica, rede  de urgência e emergência,  estudantes de graduação e estagiários,outros setores como a assistencia social de diversos municípios da Região Serrana.

Na hora do almoço tivemos uma deliciosa surpresa: uma feijoada preparada cuidadosamente que nos alimentou e aqueceu.

Depois houve uma apresentação cultural dos usuários do CAPS AD, o que no segundo dia de evento tornou-se um “almoço com música”.

Chegou a hora de contar minha trajetória entre os serviços que percorri até obter o atendimento correto no CAPS III de Joinville, falei durante 01 hora e como queria mostrar o site da folha de lírio, o Blog na RHS e a Comunidade de Práticas eu usei um data-show e microfone, não escapei a formar um mini auditório.

Fiquei um pouco ansioso afinal de contas eu era um dos convidados do evento e desejava atender as expectativas do público, quebrando alguns paradigmas que talvez os ajudasse a entender mais a lógica do usuário dos serviços de saúde mental.

Atingi meu objetivo nos 02 dias de evento, pois o público ficava bem surpreso e até um pouco espantado com minha história de vida.

Finalizando o evento o Gerente da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, também convidado senhor Henrique fez uma dinâmica de Grupo com uma rede de pesca em analogia ás Redes de Atenção á Saúde, todos os participantes do evento foram convidados a entrar na Rede, em alguns pontos a rede é forte, existem alguns buracos e fragilidades em outros, uma pessoa sempre depende da ajuda do outro… e o outro pode ser você!

 

Vamos fortalecer cada ponto de atendimento e formar uma Rede de Atenção á Saúde bem forte e potente, afinal quem tem muitas redes não precisa de tantas camas não é mesmo!

Foi bom perceber o acolhimento e o carinho em cada detalhe deste evento, parabéns  galera da RAPS na  Serra Catarinense e até a próxima!