Atenção Especializada: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III

8 votos

Entenda o que é atenção Especializada:

A atenção especializada compreende um conjunto de ações e serviços de saúde realizados em ambiente ambulatorial por profissionais especializados para o cuidado em média e alta complexidades. A organização está dividida em três eixos temáticos, reagrupando serviços e procedimentos: o eixo da atenção ambulatorial especializada; o eixo da atenção de urgência e emergência e o eixo da atenção hospitalar.

Na perspectiva de garantir a integralidade na assistência à saúde, a rede especializada é formada por serviços próprios do município e contratados, cujo acesso é feito por indicação da Atenção Básica e mediada pela Central de Regulação. Além de várias especialidades médicas, a Atenção Especializada desenvolve programas específicos para a saúde mental, DST/Aids/ Hepatites, tuberculose e hanseníase, além de oferecer práticas integrativas e complementares, como acupuntura e homeopatia, e uma ampla gama de serviços na reabilitação funcional.

Na perspectiva do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas)

É um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os CAPS AD 24 horas oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.