Ouvidoria do SUS – Histórico e Relevância

9 votos

 

 

A 13ª Conferência Nacional de Saúde aprovou como um dos seus itens de resolução a constituição de Ouvidorias no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto surgiu a necessidade do Ministério da Saúde de instituir a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP/MS com o intuito de ampliar o acesso dos usuários do SUS ao processo de avaliação das políticas públicas de saúde, como componente da SGEP/MS está o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES).

O departamento tem sua origem no ano de 1996 como consequência de uma estratégia de enfrentamento a pandemia da AIDS, que consistia em um número de telefone gratuito colocado à disposição da sociedade para fornecer informações sobre a doença pelo serviço “Pergunte AIDS”, respondendo perguntas e dúvidas da população acerca da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Esse serviço consolidou um banco de dados que facilitou a compreensão do histórico, manifestações clínicas, transmissão e prevenção da doença.

Com o sucesso do “Pergunte AIDS” o programa foi transformado no Disque Saúde que ampliou o elenco de informações oferecidas englobando outras doenças infecciosas, doenças cardíacas, ações e políticas de saúde, conselhos de saúde, transplante de órgãos e outras informações, além de registrar denúncias, reclamações e sugestões.

Considerando a experiência acumulada e a qualidade dos serviços prestados pelo Disque Saúde, várias parcerias foram realizadas e novos serviços de discagem gratuita foram criados, sendo alguns destes: Disque Pare de Fumar, Disque Saúde da Mulher, Disque Denúncia de Abuso e Exploração Sexual, Disque Medicamentos.

O  DOGES foi instituído em 9 de julho de 2003 pelo Decreto Presidencial nº4726, atualmente a legislação vigente que normatiza o Departamento é o Decreto Presidencial nº6860 de 27 de maio de 2009.

A Ouvidoria funciona como um instrumento de visibilidade do Estado, espaços democráticos de participação popular e ferramenta de gestão. Além de serem fontes de avaliação consistentes para fomentar a gestão do SUS nas três esferas do governo.