Humanização e saúde mental conexão e protagonismo!

6 votos

Ainda movida pelas emoções deste dia de Luta Antimanicomial em Blumenau SC, gostaria de compartilhar com vocês esta potência e entusiasmo. Não para, simplesmente, exibir um dia festivo, um acontecimento social. Mas para relatar um espaço de luta, compromisso e, acima de tudo, esperança de viver em uma sociedade sem manicômios.

A princípio, um convite para representar o coletivo de humanização e a oferta de um espaço para mostrarmos nosso trabalho.

Depois me veio a ideia de mostrar a integração destas duas políticas e dos coletivos que as conduzem por aqui.

Expusemos então as fotos do Show de Talentos do SUS onde a Eloucrescer apresentou seus trabalhos realizados a partir das oficinas terapêuticas. 

Rever estes artistas no dia de hoje foi muito bom, não só por estarem lá reafirmando seus talentos , como também se posicionando politicamente na sociedade.

Participar da festa foi excelente , como toda festa deve ser, mas viver este espaço de liberadade e integração entre usuários, gestores e trabalhadores sendo vivenciado na radicalidade dos minutos do dia, foi um alimento para minha alma militante. Ouvi diálogos respeitosos entre os trabalhadores e usuários, mesmo em momentos que era necessário colocar limites para o bom convívio social.

Aceitar o diferente foi um vivido intenso e estimulante. Perceber que em nossas diferenças só nos completamos e nos tornamos melhores é um sonho realizado.

Obrigada Eloucrescer, colegas queridos, particiantes adoráveis.

Compartilhamos tudo: o espaço, os materias, os sorrisos, a comida, o apoio, o diálogo, as alegrias e também as tristezas. Sim, em meio a festa aconteceram momentos de tristeza, mas que imediatamente encontraram acolhida e segurança no profissonal de referência.

Conseguimos viver uma sociedade sem manicômios, no centro de Blumenau, mostrando a todos que podemos sim experimentar este mundo, que não é um sonho e sim algo plenamente realizável.

E como disse uma amiga durante o dia… vim aqui curar minhas loucuras e estou bem melhor!

Pat